segunda-feira, 5 de novembro de 2007

PURA MATEMÁTICA

SÓ PARA DESCONTRAIR... (UM POUCO DE MATEMÁTICA)
Esta é para quem gosta de matemática.. SÓ PODIA SER COISA DE ENGENHEIRO MESMO!!! A questão abaixo caiu na prova do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) ano passado. "A mãe é 21 anos mais velha que o filho. Daqui a seis anos esta mãe terá uma idade 5 vezes maior que o filho. Pergunta: Onde está o pai agora?" Parece pegadinha, mas não é. Há que fazer alguns cálculos para se obter a resposta! Por mais incrível que pareça, a resposta é dada por pura matemática! Vamos montar então as equações. É bem interessante. A solução segue abaixo.
Solução: A mãe tem hoje Y anos O menino tem hoje X anos Portanto com a mãe 21 anos mais velha a equação é Y = X + 21 Daqui a 6 anos teremos = (Y + 6) e (X + 6) Portanto com a mãe 5 vezes mais que filho será Y + 6 = 5 (X + 6)

Resolvendo: y + 6 = 5 x + 30 y = 5x + 24 Dai, substituindo na primeira equação fica: y = x + 21 Teremos então: x + 21 = 5x + 24

Logo: - 4x = 3 x = -3/4 O menino tem hoje -3/4 anos, ou seja, menos nove meses!!!
Resposta lógica: Se o menino tem exatos menos 9 meses, ele nascerá daqui a nove meses, logo, a solução para o problema proposto é: o pai agora está na cama, em cima da mãe!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Complicado isso hein!