segunda-feira, 5 de novembro de 2007

CONTROLAR A HIPERTENSÃO NEM SEMPRE É CASO DE FARMÁCIA

CONHEÇA OS HÁBITOS QUE VALEM POR UM TRATAMENTO
Enviado por e-mail –02/11/2007
Não à toa os especialistas recomendam, em primeiríssimo lugar, mudar hábitos de vida. Certas mudanças valem por um tratamento que consegue deixar os ponteiros no lugar. Qualquer paciente com hipertensão leve pode controlar a pressão com mudança de hábitos. Além disso, quem tem hipertensão moderada e grave pode melhorar o controle dela quando combinado medicamentos e comportamento saudável , afirma o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo.
Entre as mudanças de estilo de vida, as que trazem mais impacto na queda da pressão arterial são: a redução do consumo de sal, a prática regular de atividade física e uma dieta rica em verduras, legumes, grãos integrais e frutas. Além disso, a redução de peso, resultante de uma dieta balanceada, e atividade física de rotina também originam o melhor controle da pressão arterial , completa Heno Lopes.
O que você coloca no prato faz toda a diferença. A primeira medida é reduzir o consumo de sal para, no máximo, quatro colheres de café rasas por dia. Não esqueça que alimentos como embutidos carregam boas doses do mineral. Evite doce e gordura animal, e abuse de frutas, verduras e grelhados.Essencial ainda é manter o peso no nível ideal. A chamada gordura abdominal está por trás de muitos casos de hipertensão. Estudos mostram que uma diferença na balança de 5 a 10% na balança para menos, claro já faz efeito. Quanto aos exercícios, o ideal é fazer alguma atividade aeróbica, como corrida, natação ou ciclismo, de três a cinco vezes por semana. Mas para os hipertensos é mandatório passar antes pelo aval do médico.
Por fim: o consumo do álcool não deve passar de duas latas de cerveja, ou duas taças de vinho ou uma dose de bebida destilada ao dia. Para as mulheres, a metade disso. E, claro, abandone de vez o cigarro, um dos grandes vilões da pressão elevada.
Dra. Ellen Simone Paiva Endocrinologista e Nutróloga

Nenhum comentário: