segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ESPORTISTAS DE VERÃO

Futebol Total - Noticias/ Online - Medicina Esportiva - 09/11/2007 · Dr. Ari Zekcer
Com a proximidade do verão, muitas pessoas começam a se preocupar em como fazer para entrar em forma para "curtir" os locais comumente visitados nas férias. Daí começa uma verdadeira corrida às academias com a finalidade de conquistar rapidamente um corpo malhado e que fique bem nos biquínis, sungas e roupas da estação.
Essa pode ser considerada uma boa atitude por muitos. Afinal, fazer atividade física traz benefícios ao indivíduo sob vários aspectos. Saúde, convívio social, auto-estima. Enfim, a tendência é de que vários campos de sua vida melhorem. O grande problema é que não há fórmula-mágica que propicie transformações estéticas imediatas. São necessários meses e meses de exercícios - além de muita disciplina - para os primeiros resultados de modelagem corporal começarem a ser notados.
E é justamente por conta disto que nessa época do ano, muitos consultórios médicos são "invadidos" pelos "esportistas de verão". São aquelas pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física durante três estações e, às vésperas das férias de final de ano passam a dedicar horas a fio, sem intervalo de dias para descanso dos músculos, a uma carga excessiva de exercícios. Tudo com objetivo de compensar os efeitos do sedentarismo. Infelizmente, esse tipo de comportamento contribui sobremaneira para a ocorrência de lesões.
Isso porque não é possível que o corpo passe de um estado de semi-inércia para outro de atividade intensa sem "reclamar". A intensidade e o tempo dedicado à prática esportiva devem seguir um cronograma de evolução gradativa, sempre desenvolvido sob a orientação de profissionais gabaritados e depois de efetuados testes de avaliação física.
A maior parte das lesões durante a prática esportiva incide sobre membros inferiores, principalmente tornozelos e joelhos. Os músculos têm entre suas funções proteger as articulações. Quando enfrentam uma sobrecarga de atividade, os músculos não conseguem cumprir com eficiência às suas atribuições. O resultado disso é a ocorrência de lesões capazes de atrapalhar em muito as férias de qualquer um.
Entre as indicações mais comuns para prevenir o acontecimento de lesões está o intervalo de um dia de descanso entre dois de prática esportiva. Em outras palavras, treina um dia, descansa no dia seguinte. Isso dá condições para que os músculos recobrem energias que vão capacitá-los a proteger as articulações na próxima seção de treinamento. Ou seja, para espanto de muitos, o repouso também faz parte da atividade física.
Portanto, para aqueles que provavelmente não vão alcançar o seu ideal de "corpo perfeito" a tempo para freqüentar a praia ou os points da moda neste verão, esqueça a frustração. Mais vale a dica: o bem estar é válido para o ano todo! Procure seu médico de confiança, faça uma avaliação física, busque profissionais especializados que o supervisionem na prática de um esporte que lhe proporcione, antes de qualquer coisa, prazer.
Com o passar das semanas, você começa a descobrir detalhes interessantes de seu esporte. Também vai ganhar mais desenvoltura e o que pode ter iniciado como uma verdadeira "obrigação" passa a ser algo muito prazeroso. Logo, logo, outros efeitos passarão a ser notados, tais como mais disposição, bom-humor e adequação de peso. A conseqüência natural da prática esportiva habitual será mais qualidade de vida e um corpo bonito e saudável pronto para curtir qualquer estação!
*O ortopedista Ari Zekcer é especialista em medicina desportiva e cirurgia de joelho pela EPM - UNIFESP, diretor da Zekcer Sports Medicine, coordenador da equipe de ortopedia do Hospital São Luiz (SP), membro efetivo de entidades como Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ), Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) e International Society of Atrhroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS). Mais informações:
http://www.arizekcer.com.br/.

Um comentário:

Prof. Menezes disse...

CARO COLEGA VITOR,
MUITO OPORTUNA ESSA MATÉRIA. COM A PROXIMIDADE DO VERÃO, ONDE OS CORPOS FICAM MAIS EXPOSTOS, OS MALHADORES DE VERÃO OU DE FINAL DE ANO CORREM PARA AS ACADEMIAS COMO SE HOUVESSE MILAGRE. INFORMAR, COMO VOCÊ ESTÁ FAZENDO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.