sábado, 24 de novembro de 2007

DE VOLTA À ATIVA

Depois de meses (ou anos!) parado, você resolve se matricular em uma academia ou retomar alguma atividade física. Parabéns! Essa é uma decisão acertada tanto na busca de uma vida mais saudável quanto na tentativa de conquistar um corpo em forma. Só não vale exagerar, senão o tiro sai pela culatra: em vez de benefícios, pode ganhar dores e dificuldade para continuar os exercícios. Fazendo tudo direitinho, dá tempo de sair da vida sedentária e ganhar contornos mais bonitos para o verão. Antes de começar, é preciso fazer uma avaliação física para saber a quantas anda seu condicionamento, sua força muscular e sua atividade cardiorespiratória. Depois, é aconselhável investir em um acompanhamento profissional para que a volta aos exercícios não seja prejudicial à saúde. Se não for possível pagar uma academia ou um personal trainer, escolha atividades leves, como caminhadas leves e passeios de bicicleta, e comece com 20 minutos pelo menos três vezes por semana. É só aumentar aos poucos o tempo do circuito e a intensidade. Quanto à segurança da atividade, é preciso ressaltar a necessidade de usar roupas adequadas e comprar tênis apropriados para o exercício que vai praticar. Querer aproveitar o calçado surrado mas que ainda está bonitinho é um erro que pode levar a lesões. Apesar de ser amplamente difundido como essencial, não podemos esquecer de frisar que o aquecimento é realmente imprescindível antes e após mexer o corpo. Ele diminui o risco de torções, distensões e outros problemas aos quais ficamos sujeitos enquanto nos exercitamos.
DICAS QUENTES PARA CHEGAR LÁ Tenha objetivos. Colocar metas curtas é mais eficiente que mentalizar que precisa perder 30 quilos. Se pensar que um quilo a menos na balança é um passo a mais em direção ao sucesso, tudo fica mais fácil. Trace marcas as quais deseja alcançar.
Muitas mulheres têm preconceito com a musculação. Esqueça isso! Essa atividade queima
calorias, o que ajuda a perder as gordurinhas extras, só é preciso ajustar as cargas e o número de repetições ao seu objetivo. Se for perder peso, explique ao professor que ele irá colocar menos peso do que seria necessária para desenvolver a massa muscular.
É considerado exercício físico a atividade que acelera o ritmo cardíaco de acordo com seu peso e sua faixa etária. As academias possuem essa tabela de porcentagem e os profissionais são treinados para auxiliarem você a saber se está atingindo a marca necessária.
Não fique se cobrando os resultados o tempo todo. Cada pessoa responde de uma forma e muitas vezes o corpo precisa se adaptar à rotina de exercícios. Nunca ultrapasse duas horas diárias de atividades, pois o risco de lesões é grande.
Fique atento ao seu corpo. Suar muito é comum quando se está acima do peso, por exemplo, mas vale a pena ficar de olho. Os exercícios costumam ter ação laxativa, o que pode desregular o trânsito intestinal, mas nada que cause desconforto. Sentir dores no corpo após 72h do último treino não é normal.

Nenhum comentário: