segunda-feira, 31 de março de 2008

FESTA DA PENHA EM ATAFONA
A Igreja de N.S. da Penha bem ornamentada para os festejos.
Neste domingo, em companhia do inseparável amigo Raphael Crespo, tive a grata oportunidade de me emocionar com a tradicional Festa da Penha, na Praia de Atafona, município de São João da Barra. A Festa da Penha, é uma comemoração religiosa, comparada a Festa de Santo Amaro, que acontece todo ano nos dias 15 de janeiro, na localidade de Santo Amaro, na Baixada Campista. A Praia de Atafona, por conta dessa comemoração, vive alguns dias de festa, com a presença de enorme multidão, formada por gente do povo, fiéis católicos de várias localidades e cidades, empresários diversos, e personalidades do cenário político, não só de São João da Barra, como também de outras cidades vizinhas. Embora estivesse num estado de comoção, devido ao falecimento do meu cunhado Luís Cândido da Silva Peixoto, no sábado, aqueles momentos de fé, transformaram, de certa forma, a comoção em emoção e aceitação dos mistérios que envolvem a nossa passagem pelo plano terreno. E, como não podia deixar de fazer, trouxe, para compartilhar com você, as imagens desta tradicional festa.
A Av. N.S. da Penha fica lotada de pessoas e ambulantes.
Barcos de pesca de vários locais garantem presença na Festa da Penha.
O interior da Igreja de N.S. da Penha, lotado de fiéis.

Ambiente, no entorno da Igreja, preparado para as missas mais concorridas.

2 comentários:

xacal disse...

Belas fotos professor...
A festa da padroeira de Atafona sempre foi um espetáculo de cores e devoção...
Embora ateu, Xacal aprecia e estética das festas religiosas, isso sem mencionar o legado cultural...
Em Atafona, essa devoção, renovada todo ano, assume proporções mais interessantes pelos fenômenos que ameaçam esse balneário...
Mudanças dessa monta são pratos cheios para o sentimento religioso...
Belas fotos...

Anônimo disse...

É,estivemos lá!Prestigiando aquela festa bela,olhando o contraste entre a natureza e o homem,rezando por todos,procurando um terreiro para ver se alguém dava notícias de Iemanjá,por que ela esta com a chave da casa do Prof. Vitor,e temos o dever de entregar o carnê do IPTU juntamente com a conta da Cedae já que a mesma é a atual proprietária da casa.