sábado, 8 de março de 2008

MP investiga aprovação de criança em vestibular em Goiás
08/03 - 16:56 - Redação do Último Segundo com Agência Estado
O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) está investigando os indícios de mercantilização da prestação de ensino e ausência de critérios no processo seletivo da Universidade Paulista (Unip). A instituição aprovou em seu vestibular de direito uma criança de oito anos, estudante do ensino fundamental, com desenvolvimento mental correspondente à idade.
Futura Press
João Victor estudou com os livros do paiJoão Victor Portellinha, que tem oito anos e está um ano adiantado na escola particular Imaculada Conceição, passou como "treineiro" do curso de direito na Unip em Goiânia, Goiás, na última semana.
O MPF/GO quer que o Ministério de Educação, no prazo de 20 dias, realize fiscalização na UNIP, Campus Goiânia, com o objetivo de verificar a regularidade do processo seletivo adotado pela universidade. Para tanto, enviou ofício ao secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Motta, solicitando providências para o caso.O curso de direito da UNIP já está sendo investigado pelo MPF. Em fevereiro de 2005, três alunos da instituição apresentaram denúncia de que a universidade estaria repetindo matérias na grade curricular.
De acordo com o procedimento administrativo, os estudantes eram obrigados a cursar dois períodos em um único semestre e, depois, teriam de repetir as matérias no décimo período do curso. No entanto, a questão foi solucionada recentemente mediante acordo entre a direção da UNIP, MPF/GO e alunos. Outro problema apresentado é a superlotação das salas de aula. Apesar da grande quantidade de alunos, a UNIP só se dispõe a dividir as turmas se o quantitativo ultrapassar 100 estudantes por sala. Por falta de acordo, a questão foi remetida ao MEC.

Nenhum comentário: