segunda-feira, 19 de novembro de 2007

HIPERHIDROSE OU SUOR EXCESSIVO

Diário da Noticia - Nacional/ MT - Saúde - 11/11/2007
Um dos mecanismos mais importantes para a manutenção da temperatura corporal, e conseqüentemente o bom funcionamento de todos os órgãos e sistemas, é a produção de suor, especialmente durante a prática de atividade física ou em ambientes mais quentes. A produção do suor é controlada pelo chamado sistema nervoso simpático, uma rede especial de neurônios, responsável pela regulação de várias funções no nosso corpo.
A hiperidrose é uma doença caracterizada por produção excessiva de suor, devido a hiperatividade das glândulas sudoríparas. Acomete aproximadamente 1% da população e, embora não seja grave, causa extremo desconforto e constrangimento às pessoas. Freqüentemente é fonte de transtornos psicológicos e de relacionamento. O portador da doença, geralmente vive isolado e procura esconder o seu problema.
A hiperidrose pode ocorrer sem ter uma causa identificável, ou estar associada a outras doenças, como o hipertireoidismo (quando a glândula tireóide produz hormônio em excesso), distúrbios psiquiátricos, obesidade e menopausa.
Quais as características da doença?
O início dos sintomas pode ocorrer em qualquer idade e, eventualmente, pode-se encontrar outros parentes que tinham ou têm a doença. Geralmente, observa-se que as mulheres são mais acometidas que os homens. O excesso de sudorese pode ocorrer espontaneamente, mas a maioria das pessoas identifica situações e/ou fatores desencadeantes ou agravantes, como:
1- Aumento da temperatura ambiente Febre; 2- Prática de atividade física Ansiedade; 3- Ingestão de alimentos muito condimentados; 4- Os sintomas costumam melhorar durante o sono, e a pessoa relata que a sudorese é constante, podendo o suor ser "quente" ou "frio". Pode acometer várias regiões do corpo, mas as principais são as mãos e os pés (pode surgir logo após o nascimento) em segundo lugar está o acometimento axilar (geralmente surge na adolescência) e em terceiro lugar o rosto (comumente após os 40-50 anos de idade).
Observa-se uma importante relação entre estresse e a ocorrência das crises, especialmente nos pacientes com acometimento do rosto e das axilas. Apesar disso, os indivíduos com excesso de sudorese na palma das mãos e na planta dos pés também podem apresentar crises associadas a períodos de maior estresse. Algumas descobertas recentes indicam que as pessoas com peso aumentado apresentam sintomas mais graves. Além disso, observou-se que em mais da metade dos casos a hiperidrose está associada ao diabetes mellitus. Assim, as pessoas com risco aumentado para hiperidrose seriam as com sobre peso, os diabéticos e os parentes de indivíduos acometidos.
Quais seriam as conseqüências da hiperidrose na vida da pessoa?
O excesso de sudorese constitui-se em uma situação constrangedora e desagradável, que dificulta as atividades do dia-a-dia, podendo interferir no trabalho, no lazer e nas atividades sociais. Ações como segurar papéis, apertar a mão de outra pessoa, escrever podem tornar-se extremamente aterrorizantes. Existem casos de crianças que não conseguiam ser alfabetizadas, devido ao grande estresse que o fato de ir à escola representava a essas crianças. Adolescentes acometidos podem manter-se isolados das outras pessoas, não conseguindo estabelecer relacionamentos. A doença pode até atrapalhar na hora da escolha da profissão, já que não adianta ter talento para o desenho se o suor excessivo nas mãos impede a pessoa de exercer essa atividade.
Quando a sudorese é muito intensa, a decomposição do suor e das células mortas leva à produção de odor desagradável. Essa situação é mais comum nos indivíduos com hiperidrose acometendo as axilas. Leva, portanto, a intenso desconforto para o indivíduo, que procura se isolar das outras pessoas. Essa alteração do cheiro do suor é chamada de "bromidrose".
Qual o tratamento da hiperidrose?
Existem basicamente dois tipos de tratamento, o clínico e o cirúrgico. É importante ressaltar que a escolha depende da intensidade do caso, e também da opção do paciente e do médico. O tratamento clínico leva a resultados precários porque não é definitivo, e alguns métodos podem ser desagradáveis, caros e devem ser repetidos regularmente. O tratamento não-cirúrgico pode ser realizado da seguinte forma: Substâncias antiperspirantes e adstringentes: objetivam reduzir a produção do suor. Devem ser aplicadas após o banho, antes de deitar-se. Elas podem causar irritação na pele ou deixá-la amarelada.
Talco ou amido de milho: indicado nos casos de doença mais leve. Devem ser aplicados entre os dedos, sob as mamas e nas demais pregas da pele. Banho com sabonete desodorante: seu uso prolongado pode irritar a pele. Não utilizar o mesmo par de sapatos vários dias seguidos, e usar palmilhas absorventes. Medicamentos tomados por via oral, como antidepressivos e outros para ansiedade. No entanto, o alívio dos sintomas é parcial. Psicoterapia, técnicas de biofeedback.
Iontoforese: método de tratamento que se caracteriza pela aplicação de corrente elétrica na superfície da pele, com o objetivo de facilitar a penetração de medicamentos na mesma.
Uso de toxina botulínica Comumente são realizadas de 35 a 40 aplicações em cada região, a cada sessão. A duração do efeito é de 4 a 6 meses, sendo necessária nova sessão após esse período. Geralmente, as pessoas conseguem suportar até 4 sessões. É importante saber que a dose necessária é quase próxima da dose tóxica sendo assim, como o benefício não é definitivo, nos pacientes com sintomas mais intensos e que interferem muito em suas vidas, pode estar indicado o tratamento cirúrgico.
No que consiste a cirurgia para tratamento da hiperidrose?
O tratamento cirúrgico consiste na chamada "Simpatectomia Torácica". Existe, ao lado da coluna torácica, uma estrutura denominada cadeia simpática. Ela é constituída por pequenos gânglios que controlam, além de outras coisas, a produção do suor. A cirurgia consiste na eliminação dos gânglios envolvidos na doença. Antigamente, a cirurgia era feita por duas incisões ("cortes") no pescoço, mas atualmente vem sendo realizada por técnicas de videolaparoscopia. Essa técnica mais nova necessita de duas pequenas incisões, levando a cicatrizes praticamente imperceptíveis. A cirurgia está indicada geralmente nos pacientes com hiperidrose que não é decorrente de outras doenças. Nesses casos, o tratamento da doença principal leva, freqüentemente, à melhora dos sintomas. Os resultados da cirurgia são dramáticos. Quando acorda da anestesia, o paciente já percebe que não apresenta mais o excesso de suor nas axilas e nas mãos, sendo que a sudorese do pé reduz-se em 70%. Eles relatam que há muitos anos não sentiam suas mãos quentes e secas. Os resultados são permanentes e a melhora da qualidade de vida é indiscutível.
Como essas pessoas não suam mais nas mãos e nas axilas, pode haver aumento da sudorese em outras regiões do corpo, principalmente quando estão em locais quentes, fazendo exercícios físicos ou tomando sol. No entanto, a minoria desses pacientes apresentará queixa de tais sintomas e achará que não valeu a pena ter sido submetido à cirurgia. O que ocorre é que esses sintomas não incomodam o paciente.

7 comentários:

Anônimo disse...

quero saber qual o medico que trata dessa doenca e aonde ele da consultas em campos.
bjs

Anônimo disse...

quero saber se em campos tem algum medico que trata dessa doença. e aonde ele da consultas

Anônimo disse...

marcio
fiz essa cirurgia, mas agora estou com suor compensatório, tem algum medicamento o tratamento pra isto,, abrigado........

Anônimo disse...

fiz esta cirurgia toracica, mas agora estou com suor compensatorio, gostaria de saber se tem algum medicamento, ou outro medico que resolva, obrigado.....

Anônimo disse...

gostaria de saber se tem algum médico que faça esse tratamento em recife

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encotrar no recife um médico que faça essa cirugia.

Anônimo disse...

Tenho 53 anos há uns 5 anos descobri que sou diabético, tipo 2 tomo regularmente metilformina 850 mg + gublecamida de 5 mg 02 x ao dia (porém não faço dieta, tenho 1,84 e 112,0 kgs tenho um sério problema de hiperidrose, em todo o corpo da cabeça aos pés, no trabalho o ambiente é um pouco quente eu trabalho como supervisor de produção no turno da manhã, porém chego a suar 02 camisas inteiras e até três durante o meu turno de trabalho, me deixando muito constrangido, até em festas eu estou evitando ir devido a este problema suo tanto que as vezes o corpo fica frio, porém sem odor desagradável, gostaria de um remédio que diminuisse este problema !!!