segunda-feira, 19 de novembro de 2007

EXERCÍCIO PREDILETO

Jornal de Santa Catarina - Viver/ RS - Bem-Estar - 10/11/2007 Um bom par de tênis e muita disposição são suficientes para começar a se exercitar. A caminhada foi eleita o exercício predileto dos brasileiros. Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Faculdade de Saúde da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que 53% dos brasileiros que praticam alguma atividade física optam pela caminhada. O futebol fica em segundo lugar, com 18%, enquanto a ginástica atingiu o índice de 7% e a musculação, 5%.
A caminhada é considerada um dos melhores exercícios físicos não só para manter a forma, como também a saúde.
Ajuda a emagrecer, evita doenças e melhora o condicionamento e trabalha, principalmente, a musculatura do glúteo, da coxa e da panturrilha - enumera Mauro Nunes, professor de educação física.
Como nada acontece feito mágica, para alcançar esses objetivos, o correto é praticar, ao menos, 30 minutos três vezes por semana e, se possível, diariamente. Mas por mais simples que a caminhada possa parecer, alguns cuidados são fundamentais para evitar lesões. Acompanhe as dicas que o professor Mauro Nunes dá para não errar a dose de exercício: Exercício seguro: - Tenha um tênis com amortecimento adequado para evitar lesões, principalmente nos joelhos e coluna. - Consulte um médico antes de iniciar a prática. A caminhada pode ser perigosa para quem tem problemas cardíacos, por exemplo. - Alongue antes e depois do exercício. O alongamento é importante para evitar lesão e cãibra, além de aumentar o rendimento do ganho de massa muscular. - Caminhe pelo menos 20 minutos três vezes por semana. - Hidrate-se. Se tiver em um ritmo muito rápido, o ideal é beber água antes, durante e depois do exercício. Além disso, no período seco, é preciso tomar cuidado com os picos de umidade baixa. - Na passada, o calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vitor adoro caminhar. Me faz bem, mantenho o meu peso, controlo as taxas metabólicas e me descontraio. Quando não caminho, meu dia não fica completo.
Só que em Campos, tirando o jardim São Benedito, não tem lugares para caminhar. Mas nós temos uma Secretaria de Esportes, não temos? Por que eles não veem essa estatistica do texto, que deve ser a mesma de Campos.

Anônimo disse...

Porque a FME não utiliza a área do horto municipal para fazer uma pista de caminhada, aproveitando uma parceria com a Secretaria de Meio-Ambiente para fazer um mini-zoológico.
Essa PMCG é muito sem criatividade e sem comprometimento. Uma pena!