
Depois de meses (ou anos!) parado, você resolve se matricular em uma academia ou retomar alguma atividade física. Parabéns! Essa é uma decisão acertada tanto na busca de uma vida mais saudável quanto na tentativa de conquistar um corpo em forma. Só não vale exagerar, senão o tiro sai pela culatra: em vez de benefícios, pode ganhar dores e dificuldade para continuar os exercícios. Fazendo tudo direitinho, dá tempo de sair da vida sedentária e ganhar contornos mais bonitos para o verão.
Antes de começar, é preciso fazer uma avaliação física para saber a quantas anda seu condicionamento, sua força muscular e sua atividade cardiorespiratória. Depois, é aconselhável investir em um acompanhamento profissional para que a volta aos exercícios não seja prejudicial à saúde. Se não for possível pagar uma academia ou um personal trainer, escolha atividades leves, como caminhadas leves e passeios de bicicleta, e comece com 20 minutos pelo menos três vezes por semana. É só aumentar aos poucos o tempo do circuito e a intensidade.
Quanto à segurança da atividade, é preciso ressaltar a necessidade de usar roupas adequadas e comprar tênis apropriados para o exercício que vai praticar. Querer aproveitar o calçado surrado mas que ainda está bonitinho é um erro que pode levar a lesões. Apesar de ser amplamente difundido como essencial, não podemos esquecer de frisar que o aquecimento é realmente imprescindível antes e após mexer o corpo. Ele diminui o risco de torções, distensões e outros problemas aos quais ficamos sujeitos enquanto nos exercitamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário