quarta-feira, 16 de julho de 2008

DOPPING
Estimulado por uma postagem do blog A troLha, do Xacal, resolvi evidenciar essa temática, que julgo bastante oportunas, uma vez que estamos as vésperas do maior evento desportivo do planeta, as Olimpíadas, que este ano acontecerá na China e que terá início em menos de um mês. As matérias foram retiradas da agência de notícias EFE.
Atletismo 1
Nunca é bom sinal para uma modalidade quando o que lhe acontece de mais notório é um escândalo de doping. Um dos maiores nomes do atletismo nos recente, a norte-americana Marion Jones foi parar na cadeia e juntou seu nome à vasta lista de suspensos, que tem também o atual campeão olímpico dos 100m rasos Justin Gatlin. Aliás, e na prova carro-chefe dos Jogos que deve acontecer o duelo mais esperado, entre o recordista mundial Asafa Powell (Jamaica) e o campeão mundial em 2007 Tyson Gay (EUA). O público (especialmente o masculino) também estará de olho no que deve ser mais um show da russa Yelena Isinbayeva, atual campeã e recordista mundial no salto com vara.
Atletismo 2
Técnico jamaicano é banido do atletismo por estimular doping
O técnico jamaicano Trevor Graham foi banido do esporte pela Agência Americana Antidoping (Usada, em inglês) por fornecer substâncias dopantes aos seus atletas. A sanção afasta o treinador, cuja imagem foi ligada a nomes de atletas como Justin Gatlin, Tim Montgomery, Marion Jones, Antonio Prettigrew e CJ Hunter - todos com histórico de doping."Demos um grande passo à frente na luta contra o doping no esporte, sobretudo ao levar o castigo a treinadores, representantes e outros cúmplices", comentou o porta-voz do comitê olímpico americano, Darryl Seibel. Graham foi o denunciante anônimo que trouxe à tona o caso envolvendo os laboratórios Balco ao falar sobre a substância chamada clear, um esteróide anabolizante até então indetectável que tinha sido utilizado por vários atletas de elite. O técnico jamaicano já tinha sido condenado em maio por um tribunal de San Francisco ao mentir para dois agentes federais que investigavam sua relação com o doping.O treinador começou a carreira como atleta de provas de velocidade, chegando a participar da equipe jamaicana nos Jogos de 1988, em Seul.

Nenhum comentário: