domingo, 13 de julho de 2008

Com câncer, nadador americano irá competir em Pequim
O nadador americano Eric Shanteau, que conseguiu índice olímpico para a prova de 200m peito, revelou nesta sexta-feira que está com câncer nos testículos. Apesar disso, o atleta declarou que ainda assim pretende competir nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto deste ano.
"Eu quero muito nadar. Sei o risco que estou correndo, mas é, basicamente, apenas um período maior de recuperação. Após a Olimpíada, não vai me faltar tempo. Por isso, não foi uma decisão difícil de ser tomada", afirmou o nadador à Associated Press.
O atleta foi diagnosticado com a doença antes mesmo de disputar a seletiva dos Estados Unidos, que se realizaram em Omaha, no estado do Nebraska, durante as últimas semanas. Com liberação médica concedida para competir na seletiva, Shanteau conseguiu a segunda colocação na prova e garantiu sua ida à Pequim.
Apesar disso, a recomendação médica, no momento, é para que o atleta se submeta imediatamente à cirurgia, pois o câncer ainda não se espalhou e é tratável. “Se eu não tivesse conseguido a vaga, seria fácil: voltaria para casa e passaria pela cirurgia”, ponderou Shanteu, que teria de ficar afastado das atividades esportivas caso retirasse o tumor.
Com a decisão de participar das Olimpíadas, Shanteau terá de realizar exames constantes durante as próximas semanas para se certificar de que o seu quadro clínico se mantém inalterado – um sinal de piora no estado de saúde do atleta o obrigará a abandonar o sonho de nadar na China.
Eric Shanteau pretende seguir os passos de Lance Armstrong, ciclista que conseguiu vencer sete vezes a Volta da França, mesmo depois de ter batalhado contra o câncer. “Se eu conseguir uma pequena fração do impacto que Lance conseguiu, acho que valerá a pena ter passado por isso”, finalizou o nadador.
Fonte: Estadao.com

Nenhum comentário: