domingo, 19 de outubro de 2008

A VERDADEIRA INCLUSÃO SOCIAL PELO ESPORTE
Pelo nono ano consecutivo a Unimed - Campos promove o mais concorrido e prestigiado evento da aquática de Campos, o Circuito Unimed de Natação, que, diga-se de passagem, é o único evento da natação realizado em Campos atualmente, prestigiado, inclusive por nadadores representantes das Prefeituras de Quissamã e Itaperuna. A organização do evento tem buscado, a cada ano, aperfeiçoá-lo em sua formatação, e no aspecto que tange a valorização dos participantes, construindo dessa forma, uma credibilidade digna de registro. Na 2a. etapa do Circuito Unimed de Natação versão 2008 (acontecido ontem dia 18/10), por exemplo, 29 Instituições diversas como: Associações, Projetos Sociais, Escolas Públicas da cidade e do interior, Escolas particulares, Clubes esportivos tradicionais e Academias estiveram representadas por seus alunos (num total de 385 participantes) que mesmo num dia chuvoso prestigiaram ao evento, constituindo-o, mais uma vez, num verdadeiro e absoluto sucesso. Os organizadores do Circuito Unimed de Natação entendem que este evento representa para os participantes o equivalente (salvaguardando as devidas proporções), a uma Olimpíadas para os atletas de ponta de nível internacional. Esse entendimento dos organizadores passa principalmente pelo aspecto emocional das crianças participantes, no qual a ansiedade, a coragem da exposição pública, o destemor da água fria e a determinação em participar das provas devem ser respeitados e valorizados para que sua participação se torne sempre um incentivo a continuidade da prática do esporte. É de se ressaltar que o Circuito Unimed de Natação é, em Campos, um dos eventos esportivos que mais proporciona a inclusão social dos participantes. Essa afirmativa é de enorme visibilidade, pois a cena mais comum do evento são provas onde crianças das mais diversas condições sócio-econômicas estão lado a lado umas das outras participando com um objetivo comum: a auto-superação pelo esporte. A promoção de um evento desse porte e dessa natureza coloca a Unimed – Campos na condição de empresa verdadeiramente cidadã e responsável socialmente. Algumas fotos que selecionamos para ilustrar a matéria:
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DA 2a. ETAPA DO CIRCUITO UNIMED 2008
· ACADEMIA CORPO E ENERGIA · AÇÃO FENORTE - SEDE · AÇÃO FENORTE – ESTÁCIO DE SÁ · ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTARIOS DA CIDADANIA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – A.V.C.C.G. · AVERJ · AUTOMÓVEL CLUBE FLUMINENSE · CEFET - CLUBE ESCOLAR · CENTRO EDUCACIONAL NEUZA FERREIRA · CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA · CENTRO EDUCACIONAL OÊMIA FIGUEIREDO · CLUBE ESPORTIVO RIO BRANCO · CLUBE RECREATIVO GOITACAZES · CLUBE DE REGATAS SALDANHA DA GAMA · COLÉGIO ESTADUAL GENERAL DUTRA · COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ FRANCISCO SALES · COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO MAGALHÃES · COLÉGIO MUNICIPAL JOÃO BATISTA DE AZEREDO · COLÉGIO EUCARÍSTICO · ESCOLA MUNICIPAL VILMA TÂMEGA · EXTERNATO JOÃO XXIII · EXTERNATO REGINA-REGININHA · EXTERNATO CRESPO · GOLFINHOS ELDORADO · H. E. A. C. · JARDIM DE INFÂNCIA BARQUINHO DE PAPEL · JARDIM DE INFÂNCIA DO BABY · SESC · SESI
. TÊNIS CLUB DE CAMPOS

Um comentário:

Paulo Lopes disse...

Parabéns por mais uma etapa de SUCESSO e além de agradecer as instituições presentes também ao público, futura geração de nadadores e aos profissionais de Educação Física que ajudarão a abrilhantar o evento.
Abç,