terça-feira, 19 de agosto de 2008

Atleta amputada da África do Sul faz história na maratona aquática de Pequim
Natalie du Toit carregou a bandeira da África do Sul na cerimônia de abertura dos Jogos
GLOBOESPORTE.COM Não será apenas a estréia da maratona aquática em Jogos Olímpicos que vai marcar a modalidade em Pequim. Além disso, também será a primeira vez na história que uma atleta amputada participará das Olimpíadas. Trata-se de Natalie Du Toit, que costuma dizer que na água é igual a todo mundo.
A nadadora sul-africana, de 24 anos, sofreu a amputação da perna esquerda depois de um acidente de moto em 2001. Quando tinha apenas 16 anos, Natalie por pouco ficou fora dos Jogos Olímpicos de Sydney. Em 2001, quando se preparava para os Jogos de Atenas, sofreu o acidente.
Mas, apenas cinco meses depois de ter amputado a perna, resolveu cair na piscina novamente. E, em dois anos, se tornou a primeira esportista amputada a chegar à final dos 800m livre dos Jogos da Comunidade Européia. Natalie conseguiu ir a Atenas para disputar as Paraolimpíadas e conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata. Natalie queria ir mais longe. Ela ainda não tinha desistido do sonho de participar dos Jogos Olímpicos.
Então, como na piscina seria muito difícil conseguir o índice sem prótese (proibida pelo COI), a nadadora começou a buscar uma vaga na maratona aquática. Em maio deste ano ela atingiu seu objetivo ao terminar em quarto lugar na prova de 10km do Mundial de Maratona Aquática, em Sevilla. Natalie será uma das adversárias das brasileiras Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto na prova de 10km da maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Pequim, que será realizada, às 22h, desta terça-feira (horário de Brasília).

Nenhum comentário: