quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

ENTREVISTA

Augusto Fernando, o popular Nanando
O BLOG entrevistou uma das pessoas mais queridas de Travessão de Campos, o sétimo distrito de nosso município. Augusto Fernando, Nanando, como é carinhosamente chamado e conhecido em Travessão, é dono de um carisma ímpar. Sempre solícito, alegre, de bem com a vida, este funcionário público se mostra todo o tempo comprometido em ajudar ao próximo e não mede esforços para levar a sua terra natal o desenvolvimento, através do Turismo e do entretenimento. É, na atualidade, o maior festeiro de Travessão, considerado um dos filhos mais ilustres do sétimo distrito.
Recentemente realizou, em parceria com a SINCOMTUR, uma das mais brilhantes festas do interior campista. A organização, a logística implementada, os artistas (dentre os quais Elimar Santos) e outras atrações, foram por ele meticulosamente elaboradas, planejadas e colocadas em prática. O resultado foi uma linda festa, cheia de atrativos, onde a paz, a segurança e o divertimento foram à tônica do sucesso das comemorações das festividades em louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da localidade. BLOG: Nanando você é uma pessoa muito querida em Travessão. A que você atribui esse amor do povo do sétimo distrito a você?
NANANDO: Talvez, por ter nascido e criado em Travessão, uma localidade de pessoas humildes, trabalhadoras, pessoas as quais aprendi, através de ensinamentos do meu pai, a conviver com respeito e a ter carinho por eles. Como “sempre se colhe o que se planta”, talvez seja essa a razão do carinho do povo comigo.
BLOG: Nas festas da Imaculada Nossa Senhora da Conceição você está sempre à frente da organização. Você tem alguma pretensão política ou interesse pessoal?
NANANDO: Minha maior missão é colaborar com a comissão de festas, pois ninguém faz nada sozinho. Existe uma comissão encarregada de executar as festividades. Participo com prazer, uma satisfação que vem de longos anos, herdada de meu irmão Francisquinho (da MAXBEL) que também era um dos festeiros. Desde muitos anos sempre fiz parte da comissão da festa, atuando sempre nos bastidores, com intuito premente de colaborar.
No momento estou um pouco mais integrado e comprometido com a execução da festa de Nossa Senhora da Conceição, que é a nossa padroeira, atendendo, também, ao meu grande amigo Rockfeller de Lima. Rock, este ano me convocou a participar mais de frente da realização dos festejos, a partir de 2006 e agora em 2007, oferecendo total apoio da SINCOMTUR, secretaria a qual dirige. Quanto a interesses políticos ou pessoais, não os tenho em hipótese alguma, e é bom que isso fique bem claro, não só para os leitores desse informativo, mas para toda comunidade campista. O meu único interesse é poder proporcionar uma festa, onde o povo de minha localidade tenha oportunidades de religiosidade, fé, amor, confraternização e lazer, com as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição.
BLOG: Sabemos que você tem uma relação de muita afetividade com o Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, que este ano completou 50 anos de existência. Explique para os leitores essa relação.
NANANDO: A minha relação com o Colégio Estadual Nelson Pereira Rebele desde quando fui aluno dessa escola. Foi no “Nelson Rebel” que me alfabetizei e cursei o antigo curso primário. Sinto imensa saudade daqueles tempos em que fui aluno do “Nelson”. Assim como sinto saudades dos professores, funcionários e colegas que me passaram os verdadeiros valores de uma vida e que os carrego comigo até hoje, no meu dia-a-dia.
BLOG: Como você analisa o desempenho do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel ao longo desses anos? Sua participação comunitária, enquanto uma Escola Pública aberta?
NANANDO: O Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel é uma Escola de tradição e qualidade. Completou 50 anos esse ano. Não é qualquer Escola que chega a essa marca de existência, com qualidade e compromisso com a educação, no seu sentido mais amplo. Muitas pessoas que já passaram pelo “Nelson” como alunos, estão atuando, hoje com sucesso, nas mais diversas áreas profissionais. Tenho certeza, também, do que os muitos alunos que ainda irão se formar, também, serão pessoas de sucesso em suas áreas profissionais. Credito tudo isso ao carinho e amor com que as diretoras que já dirigiram o “Nelson”, e a atual, minha amiga particular Zamite Barreto, além dos professores e funcionários, transmitem na sua labuta diária.
BLOG: Faça para os leitores uma breve análise da última festa de Nossa Senhora da Conceição, que o Sr. organizou e promoveu em Travessão.
NANANDO: É imensa a minha felicidade com a realização desta última festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição. Com suas bênçãos tudo transcorreu num clima de muita paz, fé e alegria. Dessa forma, eu não poderia deixar de agradecer, primeiramente a DEUS por permitir que eu tenha saúde para ajudar na realização desta grande festa, e aos moradores de Travessão e comunidades vizinhas por ter prestigiado de forma tão civilizada ao evento. Agradeço, ainda. ao Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, na pessoa da diretora, Prof.ª Zamite Barreto, por ter contribuído para que eu seja um cidadão de bem, com verdadeiros valores edificados no intimo do meu ser.

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Nanando, você demonstrou sua grande capacidade administrativa, sua grande liderança, seu comprometimento com o que se propõe a realizar. Tudo com muita humildade e bem fazer. Por isso tudo o povo de Travessão de adora.
Olha quero de pedir uma coisa: não enche a bola desse tal de Nildo não. Ele não tem compromisso com a nossa Travessão. O negócio dele é com a baixada campista. Além do mais, mesmo que não seja canditdato a nada eu vou arrumar muitos votos para você. Pode escrever o número de votos nulos e em branco em Travessão vai ser imenso, já que nas urnas eletrônicas não poderemos votar em você.
Receba de toda comunidade de Travessão o nosso muito obrigado e os parabéns pelo ser humano que és.

Anônimo disse...

A humildade desse cidadão é que me faz acretidar nos homens de boa-vontade. Nota mil para você Sr. Fernando.
Mas posso pedir uma coisa ao Sr. Não leva esse vereador que está com o SR. para cá não. Ele era Arnaldo, passou para Feijó, depois Garotinho e agora está com Mocaiber.
Ele é que nem um bezerro ainda lactente. Aonde vê uma teta sai mamando, sem cerimônia. Podia pelo menos ter ética em não fazer campanha na terra de seu coleca Ederval Vancio. Faltou com a ética que deve nortear os políticos. Sai fora desse cara, se não vai acabar sujando um nome tão bem construído, como o seu.

Anônimo disse...

Nanando amigo, sei que és profissional. Mas Nildo vai detonar você uma hora ou outra. Quem avisa amigo é. Ele é pilantra não confiável. Tá dando muita moral a ele, aqui em Travessão.
Ninguém aqui vai votar nele. O pvo dessa região está fechadinho com Dr. Abdu Neme. Esse é o cara!

Anônimo disse...

Nanando, esse vereador forasteiro está te usando. Na verdade acho até que você está usando ele. Cuidado com ele. Não é confiável. Era Garotinho até bem pouco tempo atrás, agora é Mocaiber. Rock ele nunca foi.

Anônimo disse...

Pilantra!!
Ta com quem pagar mais, deve ter levado muito do Turismo, só espero que tenha repartido o bolo!
Só tem guela larga por lá.

Anônimo disse...

aqui não tem prá ninguém,Travessão é EDERVAL sempre,

Anônimo disse...

Nós da comunidade Orkut de Travessão, adoramos a festa. Sabemos do empenho de Nanando para que tudo fosse o suceeso que foi, mas...levar Nildo Cardoso para o palco não aprovamos. Travesão é terra de Rock, Orlei, Ederval e até de Zézinho de Travessão. Nunca de Nildo. Não queremos ele aqui.
Como se não bastasse no Passeio Ciclístico do Nelson, aquela gritaria do nome desse cidadão.
Deixa esse cara para lá, na baixada das éguas.

Anônimo disse...

Nanado, seu nome é muito lindo e pomposo. Augusto Fernando. Porque não te chamam assim. Já sei é apelido de criança. Se eu tivesse oportunidade te chamaria de Fefê.

Anônimo disse...

Nanando meu telefone é 9983-8788. Liga pra mim. Te achei um gato e deve ser muito gentil. Gostaria de te conhecer. Beijos.

Anônimo disse...

Nanando porque você ainda não ligou para mim. Será que te encontro na Secretaria de Turismo?

Anônimo disse...

parece que tudo foi um mar de rosas,só esqueceram de falar que faltou banheiros químicos.iluminação da praça,que proibiram a utilização do som pela igreja na hora de fazer o leilao,faltou policiamento.faltou guarda municipal etc,fazer festa com o dinheiro da prefeitura é muito facil, eu quero ver é tirar do bolso como alguns fizeram,e mais a festa foi feita pela igreja .nunca existiu a figura de festeiro, melhor dizendo a festa foi feita pela comunidade com participação de cada um, alguns deixaram os seus trabalhos para se impenharem para o sucesso da festa e voces tem a cara de pau de dizer que foi o nanando quem fez a festa,isto é no minimo uma falta de consideção para com a comunidade e sobre tudo com aqueles que carregaram a festa nas costas para que tudo desse certo e detalhe no anonimato,pois a única figura que deveria aparecer é da homenageada NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO e não a figura política, mas que isso sirva de lição especialmente para aqueles que desobedeceram as ordens dadas pela igreja. - Pois é, a igreja está lá precisando de uma reforma urgente os cupins estam devorando toda a madeira ,e voces onde estam? que não aparecem para fazer alguma coisa. Em dia de festa o oba-oba é muito bom eu quero ver é no dia -a-dia,vem pra cá participe com a comunidade, sinta as dificulndades de perto ao invés de virem aqui de ano a ano no brilhar dos fogos de artifícios, a igreja, assim como acomunidade tem necessidades o ano inteiro e não só no dia 08 de dezembro,filho não é só aquele que naisce na comunidade e que tem a obrigação de zelar por ela sempre, mas é especialmente aquele que não tendo nascido nela a adota como sua comunidade e luta por ela,mas 2008 está ai e liturgicamente será a maoir festa de N.S. DA CONCEIÇÃO se DEUS quiser.Aproveito para convidar a todos a virem participar do novenário que se iniciará dia 29 de novembro de 2008 com participação de diversos padres durante o novenário. NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO ROGAI POR NÓS!