sábado, 22 de dezembro de 2007

TESTES DO CÉREBRO

Por e-mail de Carlos de Almeida Cunha 1º TESTE:
Foi descoberto que o nosso cérebro tem um “bug”. Aqui vai um pequeno exercício de cálculo mental!!! Este cálculo deve ser feito mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora nem papel e caneta!!! Seja honesto.
Faça apenas cálculos mentais... Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e novamente 1000. Acrescenta 20. Acrescenta 1000 e ainda 10.
Qual é o total?
O teu resultado é 5000? Errado!!! A resposta certa é: 4100!
Se não acreditar, retorne e verifique com a calculadora. O que acontece é que a seqüência decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas).
2º TESTE: Teste rápido e impressionante: Conte quantas letras "F" tem no texto escrito no próximo slide sem usar o mouse. FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF- IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS. Contou? Somente vá para o próximo após ter contado os "F". OK? Quantos??? 3??? Talvez 4??? Ou 5??? Danuza Leão. Errado, são 6 (seis) - não é piada!
Volte para o texto e conte mais uma vez! A explicação está próximo... O cérebro não consegue processar a palavra "OF". Loucura, não? Quem conta todos os 6 "F" na primeira vez é um "gênio", 3 é normal, 4 é mais raro, 5 mais ainda, e 6 quase ninguém.
3º TESTE:
Leiam o que está escrito no próximo texto... este gato, é gato, o gato, melhor gato, meio gato, de gato, esconder gato, um gato, texto de gato, um distraído gato, gato leitor, sem gato, ele gato, ver gato. Agora retorne ao slide anterior e leia sem a palavra gato. Diga sinceramente: você percebeu que existia um texto oculto na mensagem? Esta é uma técnica utilizada para divulgar as chamadas mensagens ocultas e poucos conseguem perceber...
4º Teste:
Será que sou diferente? Confira fazendo o próximo teste. Alguma vez já se perguntaram se somos mesmo diferentes ou se pensamos a mesma coisa? Façam este exercício de reflexão e encontrem a resposta!!! Siga as instruções e responda as perguntas uma de cada vez MENTALMENTE e tão rápido quanto possível. Mas, não siga adiante até ter respondido a anterior. E se surpreendam com a resposta!!! Agora, responda uma de cada vez: Quanto é: 15+6 3+56 89+2 12+53 75+26 25+52 63+32 Sim, os cálculos mentais são difíceis mas, agora vem o verdadeiro teste. Seja persistente e siga adiante... 123+5
RÁPIDO! PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR! E siga adiante... Mais um pouco... Um pouco mais... Pensou em um martelo vermelho, não é verdade??? Se não, você é parte de 2 % da população que é suficientemente diferente para pensar em outra coisa. 98% da população responde martelo vermelho quando resolve este exercício. Gostou da experiência? Seja qual for a explicação para isso, envie para seus amigos se divertirem como você!

2 comentários:

Vitor Longo disse...

Caraca Maluco! Me senti um perfeito idiota. Gostei do post, amigo Carlinhos.

Oswald de Souza disse...

Pensei que matemática fosse uma ciência exata.