sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

PODE-SE PERDER PESO FAZENDO MUSCULAÇÃO ?

* Vitor Augusto Longo Braz É comum as pessoas verificarem se estão engordando ou emagrecendo através do peso corporal total, medido nas balanças das farmácias, dos médicos, das academias, etc. É verdade que o peso corporal total nos dá uma posição nesse sentido.
Mas devemos entender a lógica de que engordamos quando ganhamos gordura e emagrecemos quando a perdemos. Isso, muitas vezes, independe da variação do peso corporal total. As pessoas que praticam uma atividade física regular como a musculação, não devem ter como parâmetro, para saber se estão engordando ou emagrecendo, o peso medido nas balanças, somente. Muitas vezes emagrecemos e não perdemos peso. Há casos, inclusive, que emagrecemos e até ganhamos um pouco de peso. Isso ocorre devido à perda de gordura e ao aumento da massa muscular pela prática da musculação.
A musculação, enquanto atividade física, é um bom meio de se promover o emagrecimento. Basta que seja orientada nesse sentido. Na sala de musculação é que, quase sempre, estão situados os equipamentos que mais proporcionam o emagrecimento, quais sejam as bicicletas e esteiras ergométricas. Esses equipamentos proporcionam a ativação mais predominante do metabolismo lipídico, ou seja “queima” a gordura corporal. Vários outros equipamentos existentes numa sala de musculação proporcionam o enrijecimento das diversas musculaturas do nosso corpo. O enrijecimento é que faz com que o peso do corpo se mantenha ou até mesmo aumente. Porém, é bom que se esclareça que só se emagrece quando associamos o exercício físico com uma restrição alimentar. De nada adianta praticarmos qualquer atividade física e continuarmos com hábitos alimentares impróprios para se promover o emagrecimento.
Devemos deixar de ter a impressão de que estamos engordando, quando praticamos uma atividade física e o peso corporal aumenta um pouco. O meio mais eficaz para se saber se estamos engordando ou emagrecendo é através de uma análise das composições corporais, onde o professor de Educação Física, através de instrumentos específicos (compasso de dobras cutâneas), fraciona as composições corporais: peso total, percentual de gordura peso gordura e massa corporal magra, além de se calcular o peso ideal e peso extra. Pode-se perfeitamente emagrecer fazendo musculação, basta que o Profissional de Educação Física adeque o trabalho para este fim.

Nenhum comentário: