sexta-feira, 26 de julho de 2013

SAÚDE

Sexo durante a velhice pode diminuir riscos cardíacos em até 50%

casal-idosos
A afirmação de especialista da Sociedade Britânica de Psicologia foi divulgada em conferência realizada nesta segunda-feira.

A sociedade deve ter uma atitude mais favorável à atividade sexual em pessoas mais velhas por causa dos muitos benefícios que ela traz.

A mensagem é de um estudo que foi apresentado, nesta segunda-feira (08), pelo especialista da Sociedade Britânica de Psicologia, David Weeks, na conferência anual da Faculdade de Psicologia da Pessoa Idosa em Colchester.

Segundo weeks, "nossos estudos mostram que as pessoas sexualmente ativas, na terceira idade, sentem-se significativamente mais jovens que sua idade cronológica, tem melhorias no quadro geral de saúde e mais longevidade."

"Quando as pessoas pensam em envelhecimento seu pensamento é conduzido por estereótipos negativos e mitos preconceituosos. E equívocos desse tipo geram sentimentos irracionais proibitivos, fazendo com que as experiências sexuais fiquem menos agradáveis para os parceiros dentro de um relacionamento."

No entanto, a qualidade de expressão sexual mantida em adultos mais velhos é um indicador de boa saúde geral e bem-estar. Em um estudo sobre doença cardíaca, realizado a partir de 1997, o risco de mortalidade foi 50% mais baixa no grupo de homens com alta frequência de orgasmo (duas vezes por semana ou mais) do que no grupo de baixa frequência.

"A satisfação sexual é um dos principais contribuintes para a qualidade de vida, ocupando posição tão importante quanto os compromissos espirituais e outros fatores morais. Atitudes que incentivem a realização do sexo na idade madura deve ser promovida vigorosamente," completa o pesquisador.

Matéria publicada em portal iSaúde

Nenhum comentário: