quarta-feira, 24 de julho de 2013

EXERCÍCIO E EMAGRECIMENTO

RECOMPENSAS CALÓRICAS APÓS O EXERCÍCIO BOICOTAM PERDA DE PESO

 532924-O-que-comer-antes-de-praticar-exercicios-fisicos-dicas2

Segundo especialistas, as pessoas tendem a superestimar a quantidade de atividade física e buscam “recompensas” calóricas após treino.

Se você está passando muito tempo correndo, caminhando ou levantando peso na academia e ainda não conseguiu perder peso, especialistas em fitness dizem que isto pode ser devido ao consumo de “recompensas” calóricas maiores do que a da quantidade de exercício.

Embora a malhação tenha benefícios indiscutíveis para a saúde, é preciso muita caminhada ou corrida para começar a queimar calorias.

- Existe uma guerra entre atividade física e nutrição nas nossas cabeças - disse o porta-voz do Conselho Americano do Exercício, Jonathan Ross. - As pessoas tendem a superestimar a quantidade de atividade física que elas fazem. Malham pouco e, mesmo assim, querem se recompensar.

Um relatório do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde, da Universidade de Washington, mostrou que embora muitos americanos hoje se digam ativos, isto não fez grande diferença com relação à epidemia de obesidade, que afeta mais de um terço dos adultos.

Ross diz que o exercício tem um papel importante na redução do peso, mas sem mudanças mais abrangentes no estilo de vida e na alimentação, este papel é limitado.

- Colocamos o exercício numa caixa e uma vez que ela esteja cheia, não fazemos nada muito além disso no resto do dia - explicou Ross, ressaltando que consumir alimentos calóricos após o treinamento não ajudam em nada.

- Alguns programas de perda de peso focam na nutrição, outros em exercício. Mas reunir os dois é o que faz a diferença.

O Cadastro Nacional de Controle de Peso dos EUA - que reúne informações de pessoas que conseguiram perder pelo menos 13 kg e mantiveram este patamar por pelo menos um ano - mostra que 90% de seus membros faziam pelo menos uma hora de exercício por dia. Autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendam que adultos saudáveis façam pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, cerca de 20 minutos por dia.

Joseph E. Donnelly, fisiologista da Faculdade Americana de Medicina Esportiva, lembra que as diretrizes geralmente são direcionadas à saúde cardiovascular, não à perda de peso.

- Nunca houve foco no controle de peso - disse Donnelly, especialista em obesidade pela Universidade de Kansas. - As pessoas têm confundido isto.

Donnelly acrescentou que estudos recomendam entre 250 a 300 minutos de exercício por semana como o tempo mínimo para a perda de peso.

- Com 150 minutos, o máximo que você pode ter é a manutenção do peso.

Matéria publicada em portal O Globo

Nenhum comentário: