quarta-feira, 24 de julho de 2013

SAÚDE

PULAR CAFÉ DA MANHÃ AUMENTA O RISCO DE INFARTO NOS HOMENS

SH_Kaffe_trinken_800X462
Os homens que não tomam café da manhã têm maior risco de sofrer um ataque cardíaco, revelou uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos.

Um estudo de quase 27 mil homens mostrou que aqueles que não comiam nada pela manhã tinham 27% mais chances de ter um ataque do coração, ou morrer por doença coronária, do que os que fazem o desjejum.

Os homens, entre 45 e 82 anos, participaram de uma pesquisa sobre alimentação, que registrou resultados de saúde de 1992 a 2008.

Segundo o estudo, os homens que não fazem a primeira refeição tendem a ser mais jovens e a ter "mais probabilidades de serem fumantes, trabalham em tempo integral, são solteiros, menos ativos fisicamente e mais consumidores de álcool" do que o restante.

"Pular o café da manhã pode levar a um ou mais fatores de risco, como obesidade, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes, que, por sua vez, podem levar - com o tempo - a um ataque cardíaco", disse Leah Cahill, principal autor do estudo e pesquisador da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Os homens que disseram tomar café da manhã também comiam mais por dia do que os que tinham o hábito contrário, o que sugere que as pessoas que omitem a primeira refeição não compensam mais tarde.

No estudo, 97% dos homens que participaram eram brancos e de ascendência europeia. Os pesquisadores disseram que os resultados podem ser aplicados a outras origens.

"Não se deve pular o café da manhã. Tomar café está associado a um menor risco de ataque cardíaco", afirmou.

Matéria publicada em portal UOL

Nenhum comentário: