domingo, 7 de setembro de 2008

PARAOLIMPÍADAS
Bom dia paraolímpico: saiba tudo o que aconteceu com os brasileiros em Pequim
Daniel Dias bate recorde mundial e conquista o primeiro ouro para o país
GLOBOESPORTE.COM No Dia da Independência, o Brasil teve o hino cantado no lugar mais alto do pódio das Paraolimpíadas de Pequim. E a data histórica deu sorte, já que o nadador Daniel Dias, da classe S5, garantiu o ouro e um novo recorde mundial. No judô, a festa foi toda para as meninas: Karla Cardoso (até 48kg) conquistou sua segunda prata nos Jogos e Michelle Ferreira (até 52kg) levou o bronze.
Natação
Recordista de medalhas no Parapan, com oito ouros, Daniel Dias não deu chances a ninguém na final dos100m livre da categoria S5: após uma virada incrível, o nadador, que tem má formação congênita dos membros superiores e perna direita, garantiu o ouro e um novo recorde mundial. Clodoaldo Silva, que competiu pela primeira vez na nova categoria, ficou em sexto lugar. Na final dos 200m livre da S2, os brasileiros Adriano Pereira e Gabriel Feiten também viram um recorde, mas ficaram longe do pódio, assim como Genezi Andrade (100m livre – categoria S3). Já Edênia Garcia, que também competiu nos 100m livre (categoria S4) chegou muito perto, mas ainda não sentiu o gostinho de uma medalha paraolímpica. Judô As guerreiras do Brasil foram o grande destaque do país em Pequim. Após a eliminação de Hélder Araújo e Eduardo Amaral, coube a Michelle Ferreira (até 52kg) a conquista da primeira medalha na modalidade, o bronze. Antes da decisão, a judoca viu sua adversária nas quartas-de-final desmaiar após a luta. Em seguida, Karla Cardoso (até 48kg) chegou pertinho do ouro, mas garantiu sua segunda prata nos Jogos.
Futebol de cinco
Atual campeão olímpico, o time masculino do Brasil não quis saber da chuva e colocou os coreanos para correr. Apesar do campo escorregadio, a seleção estreou bem rumo a mais um título: vitória por 3 a 0.
Basquete em cadeira de rodas
O time masculino começou bem, mas entregou a vitória no fim. A equipe conseguiu se impor diante da forte Austrália, mas acabou derrotada nos segundos finais por 73 a 72. Já as meninas foram arrasadas pelas alemãs: 62 a 32.
Vôlei sentado
A seleção masculina de vôlei sentado encarou um adversário difícil em sua estréia nos Jogos: o Egito, um dos favoritos ao ouro. A equipe verde-amarela não conseguiu superar o favoritismo dos adversários e foi derrotada por 3 a 0.
Ciclismo
Após queimar a largada na prova de 1km contra o relógio, o brasileiro Flaviano de Carvalho deu adeus às chances de conquistar uma medalha. Melhor para o britânico Simon Richardson, que levou o ouro com um novo recorde mundial.
Goalball
As seleções brasileiras não estrearam bem na modalidade. Os homens foram derrotados por 8 a 6 para a Suécia. Já as mulheres perderam para as donas da casa por 5 a 3 e prometeram se adaptar à quadra de Pequim para melhorar nas próximas partidas.
Tênis de mesa
O Brasil também não começou bem no tênis de mesa. Apenas um representante do país conseguiu vencer em seu primeiro duelo: Iranildo Espíndola, da classe 2, que bateu o francês Vincent Boury por 3 a 1. Já Carlo Franco Michell (classe 6), Maria Luiza Passos (classe 5), Jane Karla Rodrigues (classe 8), Carollina Maldonado (classe 9), Hemerson Kovalski (classe 2), Alexandre Ank (classe 4/5) e Ivanildo Freitas (classe 4/5) foram derrotados. No entanto, todos os brasucas ainda seguem na disputa e voltam a competir ainda neste domingo.
Bocha
Uma vitória e uma derrota para o Brasil na estréia. Dirceu Pinto, de São Paulo, superou o húngaro Jozsef Gyurkota com facilidade por 4 a 1. Já o paranaense Eliseu dos Santos não teve a mesma sorte e foi derrotado pelo chinês Cuifang Qi por 8 a 3. Os dois atletas da categoria BC4 voltam a competir ainda neste domingo.

Nenhum comentário: