domingo, 8 de abril de 2012

Nunca é tarde para começar a se exercitar

Estudo comprova que atividade física atenua problemas do envelhecimento.

Idosos na faixa dos 65 anos, que nunca fizeram atividade física nos Estados Unidos, foram submetidos a um treino intenso e progressivo. A conclusão da pesquisa foi que eles apresentaram melhoras na sua função ventricular. Ou seja, o coração deles se tornou mais apto a responder as exigências durante o esforço e com menor sobrecarga.

O estudo é importante para estimular aqueles que acham que a atividade não influenciará a saúde para aqueles que nunca se mexeram na vida. Os pesquisadores comprovaram que a musculação leve e caminhada, fazem bem em qualquer idade. Os idosos que se submeteram a pesquisa tiveram um ganho de força de 7% ao ano.

Com o avançar da idade, a média anual de perda de força é de 2%. A musculação atenua essa perda e até reverte o processo. Para o estudo, os idosos foram submetidos a exercícios de supino, extensora e puxada em 12 séries de cinco a oito repetições cada.

Os médicos americanos envolvidos no estudo recomendam a quem tem mais de 60 anos, depois de liberados por seus médicos, a praticar também atividades aeróbicas como caminhar e andar de bicicleta. Essas atividades podem ser praticadas de duas a três vezes por semana com duração de 20 a 30 minutos.

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário: