domingo, 8 de abril de 2012

Ginástica funcional com bolas chegou para ficar!

“Fitball” ou “medicine ball” chegaram com tudo às salas de ginástica das academias. As bolas de vários tamanhos utilizadas nas novas aulas de abdominal, musculação, alongamento, pilates e dança se encaixam no conceito de ginástica funcional, a tendência mais falada atualmente na área de fitness. Os exercícios feitos com elas não são bons apenas para definir os músculos abdominais, mas também para prevenir dores na coluna e problemas posturais.

Equilibrar-se sobre a bola exige mais do que força física. A instabilidade da base e a busca de equilíbrio são as chaves para entender a eficácia da bola no condicionamento físico. Em cima de uma delas, a pessoa precisa contrair vários grupos musculares para não cair. Isso fortalece toda a musculatura do centro do corpo: a região abdominal e a base da coluna.

Mas o simples e normalmente inconsciente trabalho de buscar o ponto de equilíbrio sobre uma bola é, provavelmente, o mais poderoso efeito proporcionado pelo objeto. Esse processo estimula o sistema nervoso central e os terminais proprioceptivos, isto é, os terminais nervosos dos músculos e articulações que dão ao corpo a percepção dele mesmo e dele em relação ao espaço.


Nenhum comentário: