MINC ELOGIA ALERJ PELA APROVAÇÃO DE LEIS EM PROL DO MEIO AMBIENTE
O Estado do Rio de Janeiro tem se tornado um exemplo de preservação ambiental graças às leis que a Assembleia Legislativa do Rio tem aprovado. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (27/07), pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante inauguração do Centro de
Tratamento de Resíduos Sólidos de Teresópolis, na região Serrana do estado. Presente ao evento, o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), retribuiu o elogio e disse que boa parte do que o Parlamento fez pelo setor deve-se à atuação de Minc como parlamentar. "Em 2009, vamos completar 20 anos da Constituição do nosso estado. O Legislativo vai fazer uma grande festa e o Minc será um de nossos homenageados. Ele foi o relator do capítulo da Defesa do Meio Ambiente na Constituição de 89 e introduziu o Fundo Estadual de Conservação Ambiental, o que hoje torna possível que o Governo do estado faça investimentos como estse", lembrou Picciani.
O ministro apontou alguns dos projetos que a Casa aprovou nos últimos anos e que se tornaram leis que, segundo ele, estão ajudando o estado na conservação ambiental. "Quero parabenizar o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, pelas leis que o Parlamento aprovou, como o ICMS Verde, a lei da política de resíduos sólidos e, agora, a dos sacos plásticos, que serão substituídos por sacolas de material biodegradável", sublinhou. O governador Sérgio Cabral, que recebeu uma muda de pau-brasil durante a inauguração, também fez questão de frisar que as parcerias e o auxílio entre as diferentes esferas de poder foram os principais responsáveis pela implantação do aterro. "Graças a uma iniciativa do Governo, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e as prefeituras, podemos investir na região. É uma ação importante, de tratamento de um produto que é absolutamente real: o lixo produzido pelas cidades. O aterro daqui é um verdadeiro exemplo para todo o Brasil", comemorou Cabral.
O governador aproveitou para anunciar que, nesta terça-feira (28/07), mais 30 municípios assinarão um convênio com o Governo do estado, para, através desse consórcio, transformar seus lixões em aterros sanitários. O Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos de Teresópolis tem capacidade para absorver 130 toneladas por dia de detritos produzidos pela cidade e mais cerca de 10 mil toneladas produzidas pelos municípios próximos – Sumidouro, Carmo, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia. A obra faz parte do projeto "Pacto pelo saneamento", da Secretaria de Estado do Ambiente, que pretende erradicar os lixões no Rio e levar coleta e tratamento de esgoto para 80% da população em até 10 anos.
Também estiveram presentes ao evento os deputados André Corrêa (PPS), Pedro Fernandes (DEM) e Rogério Cabral (PSB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário