domingo, 19 de julho de 2009

REFORÇANDO... Com intuito de reforçar a postagem feita, neste domingo, pelo Professor Roberto Moraes em seu Blog, acrescento um pouco do seu texto, que extraí do Portal de Notícias G1:
Torneio de futebol de caixote

Foto: Marcos Fernandes/ divulgação

O técnico em redes André Santana de Lima, de 34 anos, também lutou para que a Rua Joana de Auvernia, onde mora há 15 anos, fosse fechada. A ideia ganhou força depois que duas crianças foram atropeladas. A via, que virou rua de lazer desde 2006, hoje é uma opção para os moradores de Guaianases, também na Zona Leste. "A gente mora em uma área que não é privilegiada na questão da assistência social. Temos que motivar as pessoas", conta Lima, que organiza campeonatos de futebol de caixote. O golzinho, antes uma caixa de madeira, hoje é de ferro e foi cedido pela prefeitura. "A quadra fica na própria rua. Fizemos as marcações com tinta", revela o morador. Lima, que tem uma filha de 6 anos e se sente seguro com ela brincando do lado de casa, ri quando fala sobre a responsabilidade de ser um dos coordenadores da rua. "Você tem que levantar cedo todo domingo para colocar os cavaletes e fechar a rua porque às 9h todo mundo já está lá".
Brincadeiras de antigamente

Foto: Carolina Iskandarian/ G1

No bairro de Dirce é igual e ela continua ativa na organização dos eventos. “Teve até festa de casamento aqui na rua”. Dos filhos dela, claro. A mineira, que toca com a família um barzinho colado ao muro da casa, lembra com saudade o passado. “Fizemos festa junina, corrida de saco, apresentação de dança”, conta. Saudades ela tem também das boas maneiras dos pequenos. “As crianças hoje são mais rebeldes. Antes obedeciam e as brincadeiras eram diferentes. Não querem mais brincar de roda, nem de amarelinha. Elas se cansam logo". Mesmo assim, ela insiste em unir a família e os vizinhos na rua que tem pouco movimento de veículos e apenas casas. “Todo domingo, eu monto a rede de vôlei”. E, como a idade não permite, agora são os netos que fecham a Manoel Faria Inojosa com os cavaletes cedidos pela prefeitura.

Nenhum comentário: