domingo, 12 de julho de 2009

PORTO DO AÇU
DESENVOLVIMENTO, MAS COM ORDENAÇÃO
Pela primeira vez fui visitar as obras do Porto do Açu. Fiquei, um tanto quanto, impressionado pela grandeza da obra. Um gigantesco empreendimento, que com certeza já gera uma enorme quantidade de empregos e, que quando estiver funcionando em sua plenitude, sem dúvidas, irá criar muito mais. Não tenho dúvidas que a economia regional será alavancada, assim como creio que o emprendimento atrairá uma grande gama de trabalhadores de variados locais de todo país. Nessa minha visita, me chamou a atenção a grandiosa devastação da restinga, uma vegetação de proteção ambiental que possui um certo rigor, quanto sua preservação, por parte dos órgãos governamentais e não governamentais. É do meu entendimento que um empreendimento do porte desse porto, a natureza não tem como sofrer algumas perdas. No entanto, não escapou de minha observação, a facilidade que o grupo empreendedor teve no sentido de devastar uma vegetação nativa protegida por rigorosas leis ambientais. Lembremos das diversas discussões públicas e polêmicas promovidas por ambientalistas, preocupados com os impactos no meio ambiente, quando da construção do heliporto do Farol de São Thomé. Torço e espero que o poder público, os empreendedores e a sociedade civil organizada promovam discussões e cheguem a soluções adequadas e sensatas quanto a ordenação do espaço em que a populacão trabalhadora que será atraída pelo porto, irá ocupar quando o mesmo estiver em seu pleno funcionamento.

Nenhum comentário: