domingo, 1 de junho de 2008

FIM DE SEMANA CULTURAL
Neste domingo fui, junto com meus filhos Breno, Gabriel e Pedro, visitar a 5ª Bienal do Livro de Campos. Passamos a tarde inteira participando de oficinas, assistindo teatro, consultando e comprando alguns livros, principalmente para as crianças.
A Bienal do livro, é um dos grandes eventos culturais de Campos, não só pela organização (mesmo com o bolo do escritor Cony), mas sobretudo porque, de certa forma, democratiza a cultura e o saber. Pude observar os projetos de estímulo a leitura, ao teatro, a arte e a cultura popular, através da iniciativa dos ônibus de leitura e dramatização do CEFET-Campos e da Secretaria de Educação da PMCG, das oficinas diversas e das manifestações folclóricas que a cada momento eram apresentadas.
Concordo com o Professor Fábio Siqueira, que em seu blog lembrou que a iniciativa deste evento, há uma década atrás, foi do saudoso Professor Lenilson Chaves e que merecia, porém não vi, neste domingo, nenhuma referência a seu empreendimento. Tive, ainda, a oportunidade de rapidamente conversar com o Professor Fábio Siqueira, pessoa que passei a admirar, e chegamos a um rápido consenso de que os e-book's não chegarão a substituir a literatura escrita. Devo voltar a visitar a Bienal em busca de mais cultura, através das oficinas, dos cafés literários e das palestras programadas (se não houver mais "bolos"), principalmente a do Paulo Henrique Amorim. Parabenizo aos organizadores que com todo o turbilhão de contra-tempos políticos-policiais que nossa cidade vem passando, tiveram fôlego, disposição e comprometimento em realizar tão importante, quanto nobre evento. Compartilho com vocês algumas das fotos que tirei para registrar a nossa participação na Bienal.
Gabriel, Breno e Pedro na entrada da Bienal Breno, Gabriel e Pedro em um dos stand's de livros Prof. Fábio Siqueira prestigiando a Bienal Breno, Gabriel e Pedrinho posando para o registro do blogueiro corujão Manifestação folclórica-cultural durante a Bienal Teatro de contos - Muito Bom
Os três atentos ao teatro Pedro e Gabriel mostrando os rostos na literatura infantil
Gabriel na oficina de Origami - Um barato
Pedro e Gabriel também participando da oficina de Origami Homenagem a Darcy Ribeiro O ônibus de leitura da SMEC

O ônibus de leitura e dramatização do CEFET-Campos

2 comentários:

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Salve Mestre Vitor!
De parabéns pela iniciativa de "respirar cultura" em família.
Agradeço pelas referências elogiosas. A admiração é recíproca, esteja certo.
Também fiz um balanço da Bienal - que não me satisfez plenamente - lá no "Comentários", dê uma conferida quando puder. Contudo, concordo com o seu xará, o Vitor Menezes, pode melhorar, mas pior se não houvesse o evento!
Parabéns pelo blog. Assim que puder vou por um link dele lá no meu bloguinho.
Abs.

Blog Vitor Longo disse...

Agradeço Fábio.