sexta-feira, 23 de setembro de 2016

MELHOR IDADE

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

A medida pretendida pelo governo federal de abolir a obrigatoriedade da disciplina de Educação Física (e artes) do ensino médio, além de ser uma aberração, produz diversas controvérsias que devem ser levadas a analises e discussões bem aprofundadas. São muitas análises e discussões que devem serem feitas, porém o espaço fica pequeno para análise de todas. Nestas linhas vou levar em conta uma delas, apenas um tópico.

As mídias em geral incentivam a prática de atividades físicas para idosos como forma de prevenir doenças diversas, as quais oneram financeiramente, em muito, o sistema de saúde pública e privada. Ora, se os jovens ficam desobrigados e, consequentemente por economia em contratações de Profissionais de Educação Física, como terão a aptidão necessária para praticar exercícios já com idade mais avançada?  

Diante dessa realidade, o sistema de saúde, numa previsão, será muito mais onerado do que já está, uma vez que, é notório que a atividade física previne certas enfermidades e proporcionam uma melhoria considerável na qualidade de vida dos idosos que se exercitam. 

Levando em consideração que o Brasil está envelhecendo a passos largos, a de se considerar que os custos e demandas do sistema de saúde aumentará muito. E um dos "buracos negros" da administração pública não é as aposentadorias inerentes a saúde?

É de se antever que um idoso só buscará a atividade física como meio de prevenção de doenças e melhoria da saúde e qualidade de vida. se tiverem tido uma experiência pretérita na prática de exercícios físicos.

Buscando ser mais didático nesse texto, pergunto: se um idoso não teve práticas motoras e cognitivas básicas das valências físicas diversas inerentes dos exercícios físicos, como poderão tê-las com idade avançada? Fica, dessa forma, bem complicado eles praticarem uma atividade física, principalmente em grupo que é, ainda, mais valioso no sentido da sociabilidade.

Essa é uma das análises mais simplórias da ação que o governo pretende adotar. Espero que esse texto tenha sido entendido no quesito abordado.

 








Nenhum comentário: