terça-feira, 27 de setembro de 2016

ESPORTE

O ESPORTE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE CAMPOS

Este texto vai de encontro com o momento político eleitoral que se aproxima. Estamos há pouquíssimos dias do pleito que elegerá o mandatário executivo e os legisladores de nossa cidade.

É muito comum os discursos, tanto de candidatos a prefeito, como os candidatos ao legislativo, propostas ou comentários de incentivo a pratica desportiva em nossa cidade, Campos dos Goytacazes, sobretudo no que tange a oportunizar aos menores carentes o acesso ao esporte.

Isso não é de hoje. Já se fazem muitos anos que ouço essas propostas de candidatos que, inclusive, se intitulam como representantes desse segmento, qual seja, o de "candidato do esporte". Mas anos se passam e não vemos nenhum, ou quase nenhum, avanço nesta área. Diga-se de passagem, que é uma das mais importantes de uma administração pública séria e comprometida com a educação, melhoria da qualidade de vida, da saúde, da diminuição de criminalidade, etc.

Li um artigo do ex atleta Raphael de Thuin, publicado no Jornal Folha da Manhã,(http://fmanha.com.br/blogs/pontodevista/2016/09/24/o-esporte-em-campos-por-raphael-thuin/) no qual concordo em tudo que foi dito pelo atleta. O esporte em Campos é feito de ações isoladas e muitas com o intuito de "mamar" um pouco na "teta" desse nosso rico município.

Temos, segundo o IBGE, uma população estimada em 487.186 habitantes, uma área de 4.026,696 km² e um orçamento no valor de R$ 1,690 bilhão para 2016, sancionado pela Câmara Municipal de Campos, Lei nº 8.693, de 19 de janeiro de 2016, merece muito mais do que simples projetos de salões de festas travestidos e apelidados de Vila Olímpica.

O esporte em Campos é levado na sacanagem, desculpem-me o termo, mas é o que melhor representa as ações governamentais existentes. Com todos dados acima revelados, porque não fazem uma verdadeira Vila Olímpica, dotada de toda infra estrutura necessária? Com uma pista de atletismo oficial, caixas de saltos em distância e de salto triplo, um setor de arremesso de peso e de martelo, um setor de lançamentos de discos e de dardos, de salto com vara e altura. Um ginásio para abrigar competições oficiais de grandes times e seleções. Uma piscina olímpica e outra semi olímpica, alojamentos dignos e confortáveis, um tanque de saltos ornamentais, um campo de futebol e tudo mais que uma verdadeira Vila Olímpica há de ter.

Quanto custaria uma obra dessa? Acredito que muito menos do que foi gasto no CEPOP. E, se ao lado da Vila Olímpica que citei houvesse um Posto de atendimento médico, tipo uma UPA, e um colégio de aplicação? Imaginem a quantidade de empregos, de eventos grandes, de obtenção de renda, de formação de atletas e de projetos sociais que poderiam acontecer lá?

Espaço físico o município tem. Dinheiro o município tem. Falta o que? Visão e vontade política. Sem essa estrutura vamos ser esportivamente o que somos, embora com muitos talentos. 

Vila Olímpica de Maringá/PR


 

Nenhum comentário: