quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ENVELHECIMENTO: O QUE VOCÊ ACHA?

QUAL SUA OPINIÃO?

Numa recente leitura sobre envelhecimento, me deparei com duas visões antagônicas sobre a temática, conceituadas por dois famosos e sábios pensadores da humanidade: Platão e Sócrates. Os seus conceitos sobre envelhecimento se confrontavam, conforme o seguinte recorte da leitura, expostas abaixo:

" Quanto mais se enfraquecem os outros prazeres - os da vida corporal - tanto mais crescem, em relação às coisas do espírito, minhas necessidades e alegrias. Os mais idosos devem mandar, e os jovens obedecer." (Platão)

"Porque viveram inúmeros anos, porque muitas vezes foram enganados, porque cometeram erros, porque as coisas humanas são quase sempre más, os velhos  não tem segurança em nada, e seu desempenho em tudo está manifestamente aquém do que seria necessário. Vivem mais da lembrança, do que da esperança". (Aristóteles)

Muitos outros estudiosos da Antiguidade formularam conceitos que merecem alguma reflexão sobre o envelhecimento humano. Em outra oportunidade postarei aqui nesta página. Mas, por amor ao debate, ofereço a oportunidade dos poucos leitores deste blog, expressar a sua opinião sobre esses conceitos. Ou seja, você concorda com o conceito de Platão ou de Aristóteles?

Nenhum comentário: