terça-feira, 6 de agosto de 2013

SUPLEMENTOS

Efeito indesejado: consumo de suplementos de forma exagerada pode engordar

efeito-indesejado-consumo-de-suplementos-de-forma-exagerada-pode-engordar
Uso indevido também pode colocar a saúde em risco, comprometendo rins, fígado e tireoide.

Diz o ditado que “tudo que é demais, sobra”. Dessa forma, quando ingerimos calorias a mais, nosso corpo reflete a máxima fazendo com que as gordurinhas demonstrem o quanto engordamos. Só que além das calorias, outros alimentos e suplementos podem “sobrar” no nosso organismo quando ingeridos de forma exagerada e essa é a principal questão no uso dos suplementos alimentares.

“O suplemento alimentar é, na realidade, um alimento. É um princípio nutricional geralmente isolado e industrializado, mas que tem a mesma molécula do alimento natural”, explica o fisiologista do Esporte Clube Pinheiros e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Turibio Leite de Barros (drturibio.com/) sobre o que são estes produtos que têm sido tão procurados e consumidos nas academias de todo o Brasil.

Apesar de ser um alimento, os suplementos podem fazer mal: “mas, alimentos trazem riscos à saúde? Em situações de abuso, sim”, explica Dr. Turíbio, destacando que a necessidade individual, levando em conta os hábitos nutricionais, a dieta e as necessidades de cada pessoa devem ser consideradas antes de dar início à suplementação justamente para evitar os exageros.

Complemento

A nutricionista clínica e esportiva Tatiane Cardoso Viana, coordenadora comercial e docente dos cursos de extensão universitária da empresa Ser Saudável (www. sersaudavelnutricao.com.br) conta que a suplementação serve para complementar a ingestão de alimentos e nutrientes. “Ela ajuda a garantir o aumento de um nutriente específico para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada indivíduo e/ou para melhor absorção de determinado nutriente em caso de alguma patologia.”

A suplementação pode ainda ser uma ferramenta para potencializar o resultado do treinamento, segundo o fisiologista. Por isso é tão procurada pelos esportistas. Mas sozinho, sem um programa de treinamentos bem elaborado, o suplemento não tem efeito, não faz mágica. “O que existe é a interação do suplemento com o estímulo do exercício físico. Isso pode melhorar o resultado do treino, mas depende de uma estratégia de indicação do suplemento correto, do momento em que deve ser utilizado etc. Quanto mais ativa for a pessoa e mais intensa a modalidade que ela pratica, mais o suplemento pode ser útil e trazer resultados interessantes”, diz Dr. Turibio.

Gestantes, atletas de alto rendimento, veganos, pessoas com alguma patologia específica e/ou desnutridas se encontram entre aquelas que precisam de suplementação, sempre com a orientação profissional de um nutrólogo ou nutricionista.

Top six

As prateleiras estão repletas de opções de suplementos para as mais variadas indicações. Tem gente que toma verdadeiros coquetéis e, muitas vezes nem sabem para o que serve realmente, correndo o risco de passar mal. Tatiane conta que o excesso de nutrientes pode provocar efeitos no organismo como taquicardia, problemas renais e disfunção da tireoide (no caso dos termogênicos). A nutricionista explica um pouco mais sobre os top six da suplementação:

- Pré-treinos: composto por vasodilatadores que facilitam a passagem de oxigênio e psicoestimulantes pelos vasos sanguíneos, fazendo com que cheguem às células musculares de forma mais rápida, dando mais pique e força para a prática de atividades físicas. Efeitos colaterais: Tatiane cita a dependência, aumento da resistência a estimulantes, ansiedade, arritmia, alteração da pressão arterial, tremores, insônia, agressividade, sonolência e desânimo depois do efeito estimulante. “Quando consumido em excesso, seus compostos são absorvidos pelo corpo, podendo agravar os efeitos colaterais.”

- Termogênicos: suplementos para acelerar o metabolismo e o processo de termogênese, que aumenta a temperatura do corpo e ajuda na queima das gorduras. Efeitos colaterais: pode causar desidratação, arritmia, agressividade, insônia, cefaleia, falta de concentração, enjoo e agitação. “Como são psicoestimulantes, não pode ser excedida a dosagem padrão dentro de 24 horas sob o risco de acentuar os efeitos colaterais”, conta a nutricionista.

- Aminoácidos: conjuntos de aminoácidos formam as proteínas, principais constituintes das fibras musculares. São produzidos pelo corpo, mas quando se pratica exercícios aeróbicos intensos, os níveis de glutamina, que é o aminoácido mais conhecido, caem no treino e sua falta pode causar perda de massa muscular e enfraquecimento do sistema imunológico. Efeitos colaterais: constipação e flatulência. “Quem apresenta problemas renais e hepáticos não pode fazer uso de glutamina, já que pode agravar o quadro.”

- Proteínas: Quando um músculo é exercitado constantemente, o corpo aumenta, naturalmente, o aporte de proteínas para ele, que vai ficar mais forte e torneado. Tatiane explica que o princípio dos suplementos proteicos é fornecer a matéria-prima desse processo e permitir a produção de fibras musculares. Um dos suplementos proteicos mais populares é o Whey Protein, que é a proteína presente no leite, com fácil absorção e rápida reconstrução muscular, indicada para atletas de alto nível e, cujo excesso é excretado nas fezes. Efeitos colaterais: pode engordar se não for ingerida na dosagem correta ou se não for acompanhado de uma dieta equilibrada. Pode provocar flatulência. Outro suplemento popular é a Albumina, proveniente do ovo, com fácil absorção e usada para promover ganho de massa muscular. Efeitos colaterais: desconforto gastrointestinal e flatulência. O excesso é excretado nas fezes ou acumulado como gordura.

- Creatina: Tatiane conta que este é um ácido encontrado naturalmente no organismo e que ajuda a fornecer a forma de energia mais usada pelo corpo: o ATP. “Quando há contração muscular, a molécula de ATP passa por um processo chamado hidrólise e libera fosfatos, que fornecem a energia necessária para o movimento. Ao final de aproximadamente dez segundos, essa energia é consumida e é necessário mais ATP para novas contrações. Suprir essa demanda é a função do fosfato presente na creatina.” Efeitos colaterais: retenção de líquidos. Não há estudos que falem sobre os efeitos do excesso da creatina no corpo.

- Carboidratos: Necessários aos atletas de alto nível para suprir as necessidades energéticas também são indicados para que pessoas com massa muscular abaixo do normal alcancem o padrão para seu peso, altura e idade. O suplemento mais comum é a Maltodextrina e a Dextrose, carboidrato de absorção lenta, extraído do amido de milho, com alto índice glicêmico. “Para controlar a quantidade de açúcar, o organismo produz insulina, que auxilia na síntese de proteínas, o que acaba contribuindo para a reconstrução muscular. Além disso, atua no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam proteínas, creatina ou glutaminas.” Efeitos colaterais: não há estudos que descrevam os efeitos indesejados, mas há relatos do surgimento de acne. O excesso no consumo pode fazer com que o individuo engorde se não tiver uma alimentação balanceada.

Nutricosmético, pode?

Cápsulas, líquidos e até comidinhas que prometem trazer a beleza de dentro pra fora ficaram conhecidos como nutricosméticos, já que são indicados para melhorar a pele, o cabelo e as unhas. Ricos em vitaminas e antioxidantes, os nutricosméticos também ajudam a combater o envelhecimento da pele, a reduzir a celulite e até a emagrecer. “Esses suplementos normalmente incluem substâncias já utilizadas pelo corpo e que oferecem propriedades de proteção ou regeneração”, conta Tatiane.

Betacaroteno, licopeno, vitaminas, aminoácidos essenciais, ômega 3, isoflavona, colágeno, biotina e niacina, entre outras são substâncias encontradas nestes produtos que devem fazer parte de um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada e prática de atividades físicas para poderem surtir o efeito esperado.

Bom senso

As redes sociais pregam o uso de suplementos para emagrecer, com receitinhas fáceis e “saborosas” para substituir uma refeição ou a sobremesa. Dr. Turíbio destaca que fazer um shake proteico para emagrecer não faz sentido se ele não substituir uma refeição com valor calórico muito acima daquela mistura. “Não é uma atitude nutricional correta. É mais uma mania que as pessoas têm de fazer alterações agressivas. É complicado querer, por iniciativa própria ou informações leigas, criar estratégias de emagrecimento que podem colocar a saúde em risco.”

Consultora Técnica: Tatiane Cardoso Viana, nutricionista esportiva e clínica. Atua como Personal Diet, Coordenadora Comercial e Docente dos Cursos de Extensão Universitária da empresa Ser Saudável.

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário: