quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

SUSPEITA DE GRIPE: ATLETA NÃO DEVE SE AFASTAR DAS ATIVIDADES FÍSICAS

suspeita-de-gripe-atleta-nao-deve-se-afastar-das-atividades-fisicas
Tosse, espirros e nariz congestionado? O melhor a fazer é vestir uma roupa leve, tênis confortável e correr para a academia.

Os exercícios físicos, quando realizados de forma moderada, podem reduzir consideravelmente os sintomas relacionados a resfriados e auxiliar na recuperação. Dores leves na região da cabeça e nuca, irritação na garganta e obstrução nasal são comuns em resfriados. Assim que esses sintomas aparecem, não é necessário interromper os exercícios físicos. Porém, quando o atleta já apresenta um quadro de gripe (febre alta, fraqueza, dores no peito e nas juntas) se não tratada adequadamente, a doença pode evoluir e ser um fator facilitador de infecções mais graves, como pneumonia, infecção nos ouvidos, sinusite, amigdalite e crises de asma. Exercitar-se, então, aumenta a vulnerabilidade do organismo e desidrata o paciente. Nesses casos, o ideal é a pessoa iniciar um tratamento médico e descansar bastante.

Estudos divulgados pelo American College of Sports Medicine mostram que a prática de esportes é capaz de eliminar em até dois dias os sintomas de um resfriado, já que estimula as células do sistema imunológico que combatem a infecção. Porém, na academia é importante sempre se lembrar de levar as mãos à boca antes de tossir ou espirrar, e evitar assoar o nariz próximo a outras pessoas - para não transmitir o vírus. Além disso, a ingestão de líquidos durante a atividade física é fundamental para hidratar o organismo e manter a temperatura corporal.

O atleta ou esportista que se exercita em excesso, tem como efeito negativo na saúde, uma diminuição da imunidade geral e em consequência um maior risco de infecções por vírus. Essas infecções conhecidas como viroses, podem provocar em algumas pessoas, uma inflamação do miocárdio (coração) chamada de miocardite, uma doença que tem como possível complicação, o aparecimento de arritmia cardíaca benigna ou maligna. A orientação médica resume-se ao tratamento dos sintomas, hidratação, e alimentação adequada. Por isso, a recomendação de que na suspeita de uma virose (gripe) impõem-se o afastamento de todas as atividades físico/esportivas até a cura total. Não se deve abrir mão dessa atitude - nunca!

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário: