terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DIFERENÇAS NO FITNESS CARIOCA E PAULISTA
Fonte: Minha Vida Paulista treina para emagrecer e carioca sonha em ficar gostosa. Enquanto uma sonha em definir a barriga, a outra faz tudo pelo bumbum durinho. A praia à disposição das cariocas não é só motivo de inveja para as paulistas. A benesse da natureza também rende algumas preocupações extras, que se refletem na academia. "Já treinei no Rio de Janeiro, as exigências lá são, de fato, diferentes", afirma Patrícia Rocha, gerente da academia Runner do bairro de Moema em São Paulo. O mar e o clima mais quente acabam fazendo com que o corpo das cariocas seja mais exposto durante todo o ano (seja nos biquínis, seja nas roupas mais curtas e com a barriga de fora). Resultado: acrobacias na agenda para fazer caber um treino que vá além do condicionamento. Abaixo, você confere as principais diferenças entre os treinos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Foco no bumbum
Segundo Patrícia Rocha, as mulheres de São Paulo trabalham todos os músculos de forma homogênea. Mas, no Rio, as aulas pegam forte no bumbum. "Na localizada, os exercícios são pesados, para aumento de massa, como se fosse musculação", afirma Patrícia.
Variação de carga
Quando você coloca mais pesos, a tendência é haver aumento de massa muscular. Já o maior número de repetições leva à definição dos músculos. No Rio, as aulas que usam pesos tendem a usar cargas mais pesadas.
Aeróbios
Suar correndo, pulando ou pedalando é mania de paulista. As aulas de exercícios aeróbios fazem sucesso e são disputadas com senhas em São Paulo. No Rio de Janeiro, por outro lado, fazem sucesso e são mito concorridas as aulas de abdominais e os treinos localizados, em geral (com várias repetições para trabalho de bumbum).
Aulas zen
Yoga, pilates e alongamento são algumas das aulas mais requisitadas pelas paulistas. Enquanto isso, as cariocas abrem um bocejo só de pensar nelas. As paulistas gostam muito das aulas de corrida e das práticas zen. Acho que é uma estratégia para rebater o estresse do dia-a-dia , afirma a especialista.
Paulista de frente, carioca de costas
O bumbum é o alvo da malhação entre as cariocas. Os treinos de musculação e a maioria dos exercícios das aulas de localizada são voltados para definir os glúteos. Já as paulistas fazem o que podem para definir a barriga, desde séries intermináveis de abdominais até exercícios que exigem coordenação respiratória máxima, como yoga e pilates.
Duração do treino
Aqui, um ponto em comum: tanto paulistas quanto cariocas passam, em média, duas horas na academia. Talvez a fama de ratas de academia, entre as mulheres do Rio, venha da freqüência de visitas a academia (mais de três vezes por semana, média de São Paulo).
Emagrecer ou ficar gostosa
Emagrecer, emagrecer e emagrecer: é só pensando nisso que as paulistas correm para a academia, faça chuva ou faça sol. Enquanto isso, as cariocas sentem arrepios só de pensar em serem chamadas de magras. No Rio de Janeiro, o negócio é ganhar massa muscular e ficar gostosa no biquíni.
Treinos mais ágeis
A mudança de treino, em geral, acontece mais rapidamente no Rio de Janeiro. Como a freqüência e a assiduidade são maiores, a mudanças nas séries acontece num intervalo de tempo menor, reduzindo a monotonia , afirma Patrícia. Além disso, o convívio mais intenso com o pessoal da academia aumenta as cobranças estéticas.

Nenhum comentário: