EM NITERÓI (RJ)...
ANDEF RECEBE AJUDA DE R$ 225 MIL PARA FORMAR CAMPEÕES PARAOLÍMPICOS
A Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) recebeu, nesta segunda-feira (22/06), um incentivo de R$ 225 mil para formação e especialização dos atletas da entidade, visando à participação nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012. O investimento chegou através do convênio assinado entre a Andef, o Governo do estado e a Loteria do Estado do Rio (Loterj), que disponibilizou o dinheiro. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), participou, junto ao governador Sérgio Cabral, da cerimônia de entrega do cheque à Andef, na sede da entidade, e comentou a importância de ações como essa. “Há 30 anos, não existiam políticas públicas voltadas para o deficiente físico. Hoje, podemos ver a grandeza de um espaço como esse. O Poder Legislativo está ao lado dessas pessoas guerreiras. A prova disso é que os melhores funcionários da Alerj foram indicados pela Andef. São 130 portadores de deficiência que estão trabalhando na Casa e tendo uma vida digna. Podem ter certeza que mais parcerias como essa serão firmadas para o benefício dessas pessoas”, comentou Picciani.
Segundo Cabral, o convênio que foi assinado “vai ser fundamental para trazer o Estado do Rio de volta ao cenário nacional e internacional do esporte paraolímpico, resgatando a tradição na formação de campeões”. O governador ainda lembrou vitórias antigas em favor dos portadores de deficiências e citou a candidatura do Rio para sediar a Olimpíada de 2016. “Tenho muito orgulho de ter criado a lei que garante ao deficiente, ao idoso e ao estudante da rede pública, a passagem gratuita no transporte. Quero lembrar também da semana passada quando estivemos na Suíça para defender a candidatura do Rio para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 e pude constatar que nenhuma das outras candidatas está tão envolvida com as paraolimpíadas quanto a nossa. E podem ter certeza, nossa apresentação foi muito emocionante e estamos preparados para receber os jogos”, afirmou o governador.
Na Andef, atletas de nove modalidades esportivas serão beneficiados pelos recursos: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, futebol de sete, futebol para amputados, halterofilismo, tênis de mesa, natação e voleibol paraolímpico. O nadador paraolímpico Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas, também esteve na cerimônia e comentou sobre a importância em se construir um projeto para os portadores de deficiência. “Estou muito feliz de ver esse convênio ser assinado. É dessa maneira, investindo em atletas consagrados e na categoria de base, que vamos conseguir melhorar cada vez mais o nosso desempenho nas próximas paraolimpíadas. Hoje, somos potência, mas precisamos continuar pensando assim para mantermos um nível excelente. Todos os envolvidos estão de parabéns”, discursou o nadador.
Também participaram do evento o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons; o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida; o presidente da Andef, Guilherme Ramalho; a secretária de Estado de Esporte e Lazer, Márcia Lins; o secretário de Estado da Casa Civil, Régis Fichtner; os deputados federais Alexandre Santos e Ezequiel, ambos do PMDB fluminense, e os deputados estaduais Tucalo (PSC), Graça Matos (PMDB) e Altineu Côrtes (sem partido), além dos prefeitos de Niterói, Jorge Roberto da Silveira, e de São Gonçalo, Aparecida Panisset.
Everton Silvalima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário