terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ATRASADO....
A Corrida de São Silvestre, uma das mais importantes e tradicionais do mundo, aconteceu, como em todas as edições, no dia 31 de dezembro. Assisti atentamente pela TV, fiz umas anotações com intuito de postar aqui no Blog, mas a procrastinação me tomou conta (ou será que foi a preguiça). De qualquer forma, mesmo atrasado, passarei algumas das minhas poucas anotações, que não deve ser novidade nenhuma.
Essa foi a 84ª edição da Corrida de São Silvestre e foi marcada pela despedida de um grande atleta campeão, Vanderley Cordeiro de Lima, que aos 35 anos abandona as competições de Corrida. Nos 15 Km de percurso Vanderley foi ovacionado pelo público que num ato de reconhecimento o aplaudia. Vanderley, dentre tantas vitórias, foi por duas vezes vencedor de Jogos Pan-Americanos, de maratonas importantes como: São Paulo, Japão e França, além de ser medalhista olimpico (bronze) em Atenas.
O atleta brasileiro favorito para ganhar essa edição da São Silvestre, Frank Caldeira, não obteve o exito do primeiro lugar, que ficou com um atleta da Etiópia. No feminino a brasileira melhor colocada foi a atleta Fabiana de 29 anos, natural de Recife. A prova feminina foi vencida pela segunda vez por uma atleta da Etiópia. Uma observação digna de registro foi que a atleta que venceu não foi em momento nenhum ultrapassada por um atleta masculino. Esclarecendo melhor: as mulheres largam antes dos homens alguns minutos, mas é comum atletas masculinos ultrapassarem as mulheres e chegarem na frente.
ALGUMAS POUCAS CURIOSIDADES:
* Nessa edição o atleta medalhista olimpíco (bronze) em Atenas, Vanderley Cordeiro de Lima se despede oficialmente das provas de corrida aos 35 anos;
* A participação feminina só aconteceu no ano de 1975, e uma alemã foi a vencedora;
* A primeira São Silvestre aconteceu no ano de 1925;
* O Brasil e o Quênia são os países que mais venceram a São Silvestre, cada país com 10 vitórias;
* Número de Inscritos nesta edição - em torno dos 20.000;
* Percurso - 15 Km
* Edição número - 84ª
* Número de Largadas - 3 largadas de acordo com o nível dos inscritos;
FOTOS

Nenhum comentário: