terça-feira, 29 de novembro de 2011

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS MELHORA COM ATIVIDADES FÍSICAS REALIZADAS COM SOBRECARGA
Segundo expectativas do IBGE, até o ano de 2025 o Brasil terá cerca de 32 milhões de idosos. Esse vertiginoso aumento na expectativa de vida dos brasileiros, nos traz a reboque uma uma ocupação mental, traduzida pela preocupação com uma melhor qualidade de vida dos idosos, ou seja, a qualidade de vida que muitos de nós almejamos ao atingir a senilidade.
Esse fato, dentre muitos outros que nos devemos preocupar, é porque, segundo estudos, a partir dos 65 anos, a força muscular é reduzida de forma mais acentuada, o que pode proporcionar e, até mesmo, agravar uma série de doenças. Exercícios com sobrecarga, nessa faixa etária da vida, é altamente recomendada, pois ao aumentar a força dos músculos dos idosos, aumenta, como consequência, o vigor físico e a autoestima.
O treinamento com sobrecarga, principalmente numa sala de musculação em que a segurança na execução dos movimentos é consideravelmente maior, diga-se de passagem, fortalece também as articulações de uma forma geral, fato que diminui a incidência de quedas e outros acidentes que, segundo estatísticas do Ministério da Saúde se constitui numa das principais causas de intervenções cirúrgicas e internações hospitalares nessa faixa etária.
E para complementar é de bom alvitre que seja do conhecimento geral que um programa de musculação ou de sobrecarga com pesos pode se tornar algo prazeroso, sociabilizador e motivador (que é algo de extrema importância no psicológico dos idosos, principalmente naqueles que apresentam indícios de depressão). Então vamos a “malhação”.

Nenhum comentário: