sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DIFICIL DE ACREDITAR!
 
Banalização da corrida ou só impressão? 
 
Acreditem se quiser, a medalha da São Silvestre poderá ser retirada dois dias antes da prova, nada como inovar não é mesmo?
   
 
foto: tiago ribeiro -ativo.com
A medalha da São Silvestre poderá ser "retirada" até o dia 29. A corrida permanece no dia 31. A "novidade" anunciada pela organização me deixou estarrecido, aonde foram parar os valores ligados a conquista em um desafio esportivo?

Será que virou puro comércio para o que seria a emoção de percorrer os 15 km da competição e ao final ser recompensado com sua suada medalha de finisher?

Agora você recebe seu prêmio antes mesmo de suar a camisa e se quiser nem precisa se dar ao luxo... pode ficar no conforto de sua casa já petiscando os quitutes de final de ano.

Qual seria então o motivo para tal medida? Logística? Agilidade?

Corri este ano a Maratona de Nova Iorque, com nada menos que 49 mil corredores, mais que o dobro do número de corredores da São Silvestre e todo mundo que terminou a prova pode pegar tranquilamente sua medalha após o evento. Tanto que no dia seguinte vi todo mundo que correu estufando o peito com a medalha pendurada.

A São Silvestre também é uma corrida simbólica para os brasileiros e espero que essa "moda" não pegue. Isso não existe em nenhuma grande prova do mundo e não deve existir. É transformar a corrida num fast food esportivo.

Entregar a medalha antes também desvaloriza e desprestigia aqueles que se prepararam ao longo do ano para a prova e tem na medalha um reconhecimento pelo esforço. É aquela coisa de ir lá e conseguir chegar ao final. Correr com a medalha já no peito - ou às vezes nem mais correr por conta disso - perde o sentido, perde o charme.

Há muita gente que valoriza a medalha e ela deve ser valorizada e MUITO! Entregar medalha antes da prova é um completo absurdo, desrespeito ao corredor e aos princípios do esporte.

Nenhum comentário: