domingo, 24 de outubro de 2010

A MAGIA DA PROMOÇÃO DE EVENTOS

Adoro promover e realizar (será redundância...) eventos. Ao longo da minha carreira profissional, que completará em dezembro 27 anos, já realizei mais de uma centena de pequenos e médios eventos das mais variadas áreas relacionadas com o esporte, a saúde, a cultura e a educação.

Com o propósito de fazer um resumido e compacto (será novamente redundância...) relato, bem próprio, da intenção de se realizar um evento vou ordenar ao meu jeito algumas das fases que compõe esse processo.

Após o planejamento do evento, vou a busca de possíveis patrocinadores e apoaidores. Um trabalho não muito fácil, ainda mais em Campos que carece de empresas que tenha visão de compromisso social e de Empresa Cidadã. 

Fechado o patrocínio e os apoios (sempre composto de uma mídia) me entrego de "corpo e alma" a sua concretização, a qual faço questão que se configure num sucesso que satisfaça a todos (público, participantes e as empresas ou instituições apoiadoras e patrocinadoras).

Ao efetivamente começar a execução do Projeto, o "corre-corre" logo se instala no meu cotidiano. Via de regra, os eventos são trabalhosos, pois requerem do organizador: poder de negociação, liderança, motivação para agregar pessoas, sejam atletas, autoridades e público. 

Aí concomitantemente tem que: buscar fornecedores diversos para confeccionar os recursos materias (negociando preço e qualidade) e selecionar os colaboradores, apoiadores ou staff´s, como queiram conceituar.

Após essas fases, que são um tanto quanto demoradas, começo o processo de traçar as estratégias para uma melhor organização possível. Reuniões, palestras, reconhecimento detalhado do local fazem parte desta fase.

Na semana da realização do evento a grande preocupação é quanto ao tempo, ou seja,se vai fazer sol, se vai chover, se vai ficar nublado ou, ainda, se vai fazer frio. A outra ansiedade é quanto a adesão dos participantes e do público.

No dia do evento, normalmente com o organismo todo adrenalizado, coloco em prática, da forma que sempre imagino mentalmente os eventos que realizo, ou seja, com tudo realizado perfeitamente, ou satisfatóriamente, e coroado de pleno êxito, ou melhor dizendo, um verdadeiro sucesso.

Tem dado certo em quase 100% dos eventos que já executei. O que pode contrariar o sucesso que sempre imagino, foge a  minha alçada, que quase sempre é o tempo. E essa questão é da alçada de DEUS, a minha parte eu faço.  E permitindo-me confortar com o inusitado, elevo meus pensamentos ao TODO PODEROSO e agradeço, pois me vem a convicção de que não era para acontecer o evento, porque se acontecesse algo bastante desagradável aconteceria. Questão de Fé.

O evento realizado, tudo dado certo e todo mundo ficado satisfeito, me produz um efeito, que deve ser até bastante fisiológico, de satisfação que se torna incomensurável. O meu interior se transforma de uma forma bastante prazeirosa e humilde. Posso até envelhecer durante as primeiras fases da realização de um evento, mas a vida que ganho com a satisfação de ter tido a capacidade de criar uma história é bem maior, com certeza.

Nenhum comentário: