quinta-feira, 28 de maio de 2009

ACHO BOA A LEI...
MP3, MP4 E MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS ESTÃO PROIBIDOS EM SALA DE AULA
Agora é lei: o uso de aparelhos de mp3, mp4, walkmans, game boys, agendas eletrônicas e máquinas fotográficas está proibido nas salas de aula, bibliotecas e outros espaços de estudo das escolas da rede pública estadual. O impedimento é estabelecido pela Lei 5.453/09, cuja sanção pelo governador Sérgio Cabral foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta quarta-feira (27/05). A norma, originada de projeto de lei do deputado Marcelo Simão (PHS), modifica a lei em vigor que proíbe o uso de celulares, tornando a regra mais abrangente. "Esta alteração na lei aumenta seu alcance e eficácia, já que sabemos que os celulares não são os únicos responsáveis, hoje em dia, por distrair os alunos e atrapalhar as aulas. Agora ficará mais fácil garantir a atenção em sala de aula", aposta Simão. A norma, que estabelece que a proibição seja dirigida também aos professores, ressalva situações em que haja a autorização do estabelecimento de ensino para fins pedagógicos. Fernanda Pedrosa Diretoria de Comunicação Social da Alerj(21) 2588-1404 / 2588-1627(21) 9981-5119

terça-feira, 26 de maio de 2009

NOVO BLOG
Boa Tarde!! É com muito orgulho, que te comunico que mais um BLOG está no ar em nossa cidade: dinamicaatual.blogspot.com , um espaço multiatual com assuntos de relevância empresariale acima de tudo motivacional. Esse BLOG com certeza será o café da manhã, de todos que anseiampor um dia de sucesso e realizações no trabalho. Enfim, este BLOG mudará o seu DIA! Gostaria de contar com a sua divulgação!

sábado, 23 de maio de 2009

1ª ETAPA DO CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO FOI UM SUCESSO!
Como havíamos previsto hoje pela madrugada, registrado no post abaixo, o bom tempo levou exatamente 499 participantes a 1ª etapa do Circuito Unimed de Natação. O número preciso de participantes foi devido ao computo do número de medalhas que a organização utilizou nas premiações. Um verdadeiro sucesso traduzido pelo número de Instituições participantes, nadadores e público presente. O evento tem sido motivo de orgulho para a nossa cidade, tanto pela organização e vibração do público presente, como pela participação e presença de nadadores de outras cidades, como os da cidade de Quissamã. Aliás, Quissamã quer que realizar um evento similar lá, e os primeiros contatos já foram feitos. O interesse das empresas e Instituições envolvidas indica que o Circuito Unimed de Natação de Quissamã irá acontecer em breve. O tradicional Circuito Unimed de Natação tem incentivado e motivado crianças e jovens a praticar o desporto e, ainda, descobrindo talentos e formando campeões. Abaixo algumas fotos do fotógrafo oficial do Blog, Breno Longo Braz:
A equipe de staff's do evento Saudação a Bandeira Nacional e entonação do Hino Nacional
Uma parte do público presente
As futuras atletas na 1ª prova do evento
Mais outra parte do público presente
Os participantes da 2ª prova - total segurança
A Luigi Sorvetes na distribuição de picolés aos participantes
Mais público
O técnico de natação da equipe do Fluminense Futebol Clube - Prof. Luciano Reis
TUDO PRONTO PARA O INÍCIO DA GRANDE FESTA DA NATAÇÃO CAMPISTA EM 2009.
CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO 2009 - 10 ANOS
São 3 horas da madrugada. Neste instante acabei de digitar o último nome de um dos participantes da décima edição do CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO, para a confecção do programa de provas. Mas o trabalho ainda não acabou. Falta ainda a revisão e a impressão de pelo menos cinco programas, os demais serão xerocopiados mesmo. Vinte e cinco Instituições inscreveram alunos, dentre: Academias, Clubes, Colégios, Condomínios, além de inscrições avulsas. O total de inscritos chegou ao número de 347. Se hoje continuar com o Sol brilhando, pela experiência de 39 etapas realizadas, ao longo desses dez anos, o número ultrapassará a marca de 500 participantes com as inscrições de última hora. O evento se Regionalizou, uma vez que a Prefeitura Municipal de Quissamã têm participado já há alguns anos e, especialmente nesta etapa inscreveu um número considerável de alunos. Cerca de 60. O Coquetel que rolou na sexta foi bem prestigiado e se constitui num encontro emocionante de vários professores e ex-atletas. Na oportunidade várias Instituições foram homenageadas e enalteceram a iniciativa da Unimed-Campos em promover tão importante evento. Aos apoiadores do Circuito Unimed de Natação 2009 o nosso muito obrigado. São eles 97 FM, Folha da Manhã, Luigi Sorvetes e Hard Bike, além da chancela da Federação Aquática do Rio de Janeiro. Abaixo algumas fotos tiradas pelo Breno, meu filho.

A hora da entonação do Hino Nacional

Marli do A. C. F. sendo homenageada O Gerente geral da Agência do Itaú - Pelinca sendo homenageado e recordando a sua vida atlética no A.C.F. Prof. Paulo Vitor Sardinha da AVERJ Os professores Joaquim Sanguedo da FENORTE e o Prof. Marcos Paulo da Universidade Estácio de Sá - dois baluartes do esporte campista Sr. Afrânio o Comodoro do Yacth Club de Lagoa de Cima

terça-feira, 19 de maio de 2009

AÍ ESTÁ UMA BOA INICIATIVA PARA O MEIO AMBIENTE
O canal Campos Macaé atualmente
O Canal Campos Macaé como já foi
(Fotos emprestadas do Blog do Sepé)

domingo, 17 de maio de 2009

A PROGRAMAÇÃO EM CAMPOS DEVE SER DAS MELHORES
Partindo do princípio da competência da equipe municipal, responsável pela gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acredito que a programação em comemoraçao a data, devera ser uma das melhores. O Blog espera a divulgacao desta programacao para poder repassa-la para os dois leitores deste espaco. Mas espero tambem que a programacao ja esteja sendo elaborada e que seu anuncio nao demore, pois ja estamos a 20 dias da data.

sábado, 16 de maio de 2009

ALERJ DEBATE EXIGÊNCIA DE DIPLOMA PARA O EXERCÍCIO DO JORNALISMO
A campanha que está percorrendo os estados brasileiros em defesa do diploma específico para o exercício da profissão de jornalista chega ao Rio na próxima segunda-feira (18/05), quando haverá uma audiência pública organizada pela Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legisativa do Rio, na sala 316 do Palácio Tiradentes, às 14h. "Considero o diploma fundamental para o exercício da profissão e para o aperfeiçoamento da democracia e da cidadania", afirmou o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT). O parlamentar justificou a realização deste encontro dizendo que a exigência do documento para que se atue no Jornalismo, em vigor há 40 anos, "está em xeque". "O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento do recurso que questiona a regulamentação da profissão para o dia 1º de abril passado, mas a sessão foi suspensa e ainda não foi divulgada uma nova data. Por isso, precisamos aprofundar esta discussão em todo o País e evitar que o Jornalismo seja exercido por pessoas despreparadas", concluiu o pedetista. Fernanda Pedrosa Diretora-geral daDiretoria de Comunicação Social da Alerj (21) 2588-1404 / 2588-1627(21) 9981-5119

quinta-feira, 14 de maio de 2009

EQUIPE DE QUISSAMÃ PRESENTE NO CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO 2009
A equipe de natação da Prefeitura de Quissamã, comandada pelas professoras Melissa e Isis, confirmou presença na décima edição do Circuito Unimed de Natação que irá acontecer no próximo dia 23, sábado, às 14 horas, no Parque Aquático do Automóvel Clube Fluminense. Acostumados a participar de eventos pelas cidades da Região, a equipe da Prefeitura de Quissamã confirmou a participação de seus atletas com aproximadamente 50 (cinqüenta) nadadores. O Circuito Unimed de Natação, pela sua importância e tradição na aquática local e Regional, vem atraindo, a cada ano mais nadadores de diversas cidades, pois além de nadadores de Quissamã estarão participando nadadores de São João da Barra e Itaperuna. O Circuito Unimed de Natação terá o apoio de empresas como a: Hard Bike que vai doar uma bicicleta para ser sorteada em cada uma das três etapas e a Luigi sorvetes que oferecerá um picolé a cada participante. O CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO trata-se de um festival de natação, que tem como objetivo principal incentivar a prática do esporte. Há 10 (dez) anos a UNIMED-Campos promove este evento, que se tornou o mais tradicional e esperado evento da aquática campista. O Automóvel Clube será a sede de todas as etapas do evento, que tem sido elogiado pela FARJ – Federação Aquática do Rio de Janeiro, que chancela o evento.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

JÁ COMEÇOU A FALTA DE UM "MATADOR".
Mal começou o jogo contra o Inter e o Flamengo sente a falta de um finalizador. Que Adriano, o Imperador, comece logo a jogar.

terça-feira, 12 de maio de 2009

QUE COISA MAIS LINDA!
MARATONA DE HAMBURGO.
Com o tempo de 2h14min46s, o piauiense orgulhou corredores que já não acreditavam no Brasil. Participaram 20 mil pessoas e o vencedor foi o etíope Solomon Tside completando a prova com um tempo de 2 horas, 11 minutos e 47 segundos.

domingo, 10 de maio de 2009

CIRCUITO UNIMED DE NATACAO FARA HOMENAGENS
O Circuito Unimed de Natacao 2009, que esta previsto para ser lancado durante um coquetel no dia 21 de maio (sexta feira), as 19 horas, no Automovel Clube Fluminense, promovera homenagens a diversas Instituicoes que particparam e participarao dessa decima edicao. Clubes , Colegios, Academias, Condominios e demais parceiros receberao este bonito trofeu (foto acima) feito de vidro especialmente para o evento. Ao contrario do que foi feito no ano passado, onde atletas, tecnicos e demais desportitas receberam uma homenagem, neste ano a organizacao decidiu por homenagear as Instituicoes. E grande o numero de convidados que ja confirmaram presenca e a noite promete ser uma das mais agradaveis, numa festa do esporte campista.
INCOMPETÊNCIA !!!
O Flamengo esta neste momento perdendo de 1X0 para o Cruzeiro, por pura incompetencia de alguns jogadores. Sao muitos os gols perdidos, inclusive um penalty. Mas, a reacao vai acontecer, nao tenho duvidas. Para cima deles MENGAO.
TODO DIA É DIA DAS MÃES.
Essa é a Dona Maria Lenita Monteiro Braz, mais conhecida como Dona Cy, 91 anos de idade. Minha querida e amada MÃE.
Embora eu tenha uma convicção de que algumas datas comemorativas foram criadas pelo setor comercial com vistas ao consumo, não há como negar que toda a mídia envolvida nessas datas comemorativas criadas, penetram na sensibilidade humana. Pelo menos acontece comigo.
Hoje está convencionado que é o Dia das Mães, embora como título da postagem afirma, sou da teoria que todo dia é dia das Mães. No entanto, hoje lhe dei um mimo mais especial. Me considero uma pessoa privelegiada por ter uma MÃE como "Dona Cy". Agradeço ao BOM DEUS pela sua vida e rogo pela sua saúde e bem-estar.
PARABÉNS A MINHA MAMÃE E A TODAS QUE TIVERAM A BENEVOLÊNCIA DE DEUS EM SER MÃE DE TODAS AS FORMAS!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O QUE É ISSO ???
Diálogo coletado do site da Receita Federal: "Sô vasco e pago carnê di sóciu, certo? Estou fazendu minha decraração de Imposto di Renda 2009. Como pago as prestação todo mêis, devo lançá o vasco como meu dependenti?" Resposta dos Auditores da Receita: "Claro que não. Somente deve lançar dependente na Declaração de Imposto de Renda quem ganhou alguma coisa em 2008. No seu caso, uma simples Declaração de Isento é o suficiente."
CORAÇÃO
Manter a saúde do coração é um dos principais objetivos das pessoas no mundo de hoje. E existem alimentos que podem auxiliar muito neste processo de fazer com que o “motor” do organismo funcione perfeitamente. Na natureza, encontramos certos alimentos que trazem além dos nutrientes tradicionais, componentes biológicos ativos, que produzem benefícios específicos à saúde. Entre estes, podemos citar a soja,a aveia e o ômega 3(ácido graxo encontrado em peixes como o salmão). Todos possuem compostos bioativos que ajudam a promover a saúde do coração. Assim, são alimentos utilizados na busca por diminuir os riscos de cardiopatias,prevenindo e até mesmo sendo usados no tratamento de doenças cardiovasculares. Mas os médicos e nutricionistas alertam: para garantir uma vida saudável,estes alimentos devem ser ingeridos em combinação com outros, como frutas, vegetais, grãos e legumes. Por Marco de Cardoso

quinta-feira, 7 de maio de 2009

CIRCUITO UNIMED MOBILIZA NATAÇÃO CAMPISTA
A 1ª etapa do CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO, que será realizada no dia 23 de maio, sábado, às 14 horas, no Parque Aquático do Automóvel Clube Fluminense está mobilizando todas as escolinhas de natação de Campos. Clubes, Academias, Escolas e Condomínios estão no compasso de espera para o dia do evento. O motivo é a grande festa da natação que está sendo preparada para a garotada. O CIRCUITO UNIMED de NATAÇÃO é um festival de natação onde prevalece a participação. O evento será lançado com um coquetel, no dia 22 de maio (sexta-feira), às 19 horas, no Automóvel Clube, para os dirigentes das Instituições, professores, alunos, autoridades e imprensa. Na oportunidade as Instituições participantes serão homenageadas com um troféu. Todos os participantes do Circuito Unimed receberão uma medalha de participação, um picolé oferecido pela Luigi e, ainda, participarão de um sorteio de uma bicicleta ofertada pela Hard Bike em cada etapa. “O importante é vencer o desafio de atravessar a piscina, seja batendo pernas de pranchinha ou nadando livremente”, destaca os organizadores. O objetivo é dar incentivo ao participante, através da motivação do festival. O evento conta com a chancela da FARJ - Federação Aquática do Rio de Janeiro, através do Pólo 4, que abrange nossa região. A expectativa dos organizadores é que participem desta etapa cerca de 500 crianças, jovens e até mesmo adultos.

terça-feira, 5 de maio de 2009

CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO
10 ANOS DE SUCESSO!
O Circuito Unimed de Natação chega a sua décima edição. A marca traduz o sucesso e a importância deste evento para a aquática de Campos. Neste tempo foram realizadas 36 etapas que movimentaram a natação campista, além de descobrir talentos e oportunizar a várias crianças e adolescentes a prática desportiva. A média de participação ao longo destes anos foi de 500 atletas. Um número verdadeiramente expressivo. Agradecemos aos apoiadores, leia-se Automóvel Clube Fluminense, 97 FM, Folha da Manhã, Hard Bike, Luigi Sorvetes, e a sensibilidade da UNIMED - Campos por mais esta promoção.
A primeira etapa está prevista para acontecer no dia 23 de maio, sábado, a partir das 14 horas, no Automóvel Clube. Mas, no dia anterior haverá um coquetel onde serão homenageadas as Instituições que fazem este evento acontecer. Todos voces leitores e amigos do Blog já estão convidados. Até lá!

sábado, 2 de maio de 2009

AFINAL, A MUSCULAÇÃO AJUDA A EMAGRECER?
Durante muito tempo acreditou-se que apenas os exercícios aeróbios eram capazes de auxiliar uma pessoa no processo de perda de peso. Porém, atualmente, vários estudos científicos têm demonstrado os benefícios da prática adequada da musculação e sua contribuição na melhoria da saúde e do bem-estar físico, além de contribuir, e muito, para o emagrecimento. E a explicação para isso não tomará muito seu tempo: sabe-se que os exercícios aeróbios utilizam predominantemente a gordura como fonte energética. Sabe-se também que determinadas zonas de intensidade gastam mais gorduras do que outras e que esse gasto também se relaciona com o tempo de permanência nessa zona. Recentes pesquisas mostraram que no momento da musculação o corpo utiliza o glicogênio muscular como principal fonte de energia, fazendo com que pessoas emagreçam na mesma proporção dos exercícios aeróbicos, pelo fato de que após o término desta atividade o organismo, que tem que repor o estoque de energia gasta, vai buscar nas gorduras esse reabastecimento proporcionando assim o emagrecimento. Essa “reposição de energia” vai varia conforme o tempo e a intensidade dos exercícios. Sabe-se também que o aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal, fazendo, em longo prazo, com que o corpo gaste mais energia no estado de repouso. Podemos concluir então, que a musculação propicia emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese protéica e glicídica ocorrem às custas de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo.As atividades aeróbias certamente têm grande valo, e devem ser praticadas por todos. Mas para redução da gordura corporal, especificamente, essas atividades de baixa intensidade não são as mais eficientes.
ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES ESTUDANTE DE DIREITO GANHA CONCURSO MUNDIAL DE REDAÇÃO. Tema: 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
Prestem atenção à beleza da redação desta moça. Com que facilidade ela descreve a atual situação de contradições. Dá gosto saber que existem jovens engajados, cultos e com capacidade para colocar em palavras uma situação como a que estamos presenciando. Sem dúvida uma redação e uma visão idealista, marcante e decidida. Atos e não Fatos é o que necessita nosso Brasil, e esta jovem nos legou uma magnífica lição de cidadania. Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para professores. Isso é o que eu chamo de jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases.
Por Clarice Zeitel Vianna Silva UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/RJ
PÁTRIA MADRASTA VIL
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência... Exagero de escassez... Contraditórios?? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil. A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição! É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar.E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão. Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso? Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo.Sem egoísmo. Cada um por todos...Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído?Como gente... Ou como bicho? Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da Unesco.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO 2009 FECHA PARCERIA NA DÉCIMA EDIÇÃO COM O AUTOMÓVEL CLUBE
Acontece no próximo dia 23 de maio (sábado) às 14 horas, no Parque Aquático do Automóvel Clube Fluminense, a 1ª Etapa do CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO 2009. Pelo décimo ano consecutivo a UNIMED - Campos realiza este evento que tem como objetivo principal estimular, desenvolver e, sobretudo descobrir novos valores na natação. Segundo a organização do Circuito, os diversos Clubes, Escolas, Academias e Condomínios de Campos já foram contatados e confirmaram presença. Neste evento, que é realizado em forma de festival, todos os participantes recebem medalhas e brindes como forma de incentivo. As provas são de batida de perna com a prancha, 12,5 metros, 25 metros livre e 50 metros livres. A expectativa é que nessa primeira etapa participem aproximadamente 500 crianças de diversas faixas etárias e níveis de habilidade. De acordo com um dos organizador do evento, Prof. Vitor Longo Braz, _ “A natação de Campos vem se desenvolvendo graças a este trabalho de base, que conta com o apoio do Pólo IV da FARJ – Federação Aquática do Rio de Janeiro”.
CPI DO TCE OUVE PEÇA-CHAVE EM ESQUEMA QUE LIGAVA SIM A 180 MUNICÍPIOS
Responsável pela contabilidade do Instituto de Gestão Fiscal SIM, Cleide Maria Alvarenga Andrade negou-se a falar sobre o inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na aprovação de contas de prefeituras de Minas Gerais e do Rio. Ela foi ouvida, nesta quinta-feira (30/04), durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio criada para investigar fatos relativos a denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do estado (TCE-RJ). A contadora, que também é esposa de Sinval Drummond de Andrade, dono da SIM, afirmou que, das empresas investigadas, é responsável pelas contas de 70% delas. Embora a depoente não tenha dado muitas informações, a presidente da CPI, deputada Cidinha Campos (PDT), disse que o depoimento acrescenta elementos para a conclusão dos trabalhos. "A gente junta uma palavra ali, outra aqui, observa as reações, como seu incômodo quando tocávamos no assunto das planilhas encontradas pela PF em seu computador, e sempre pegamos alguma coisa. Segundo a PF, ela é uma peça-chave no entendimento de todo o esquema que ligava a SIM a mais de 180 municípios", afirmou a pedetista. A parlamentar questionou Cleide sobre a acusação do ex-advogado da SIM Marcelo Abdalla, ouvido pela comissão no dia 10 de março em Belo Horizonte, de que as planilhas tinham códigos que faziam menção a propinas e perguntou se a contadora conhecia alguns dos nomes que constavam na investigação da CPI. Ela negou-se a responder a pergunta. Sobre as acusações de ameaças de morte recebidas por Abdalla e que vêm sendo creditadas à esposa de Sinval, Cleide disse que a hipótese era absurda. "E eu tenho cara de quem ameaça ou mata alguém? Há pontos neste relatório que dá vontade de rir e chorar ao mesmo tempo, de tão absurdos", queixou-se a contadora. A deputada lamentou que a depoente não quisesse falar sobre as questões levantadas, mas reafirmou que se manter em silêncio "é um direito dela, garantido pela Constituição". "Ninguém vai violar este direito, mas há um momento em que ele acaba porque, perante o juiz, todos terão que falar. O que faremos aqui será incrementar o processo da PF com mais provas, porque não precisamos de confissão para condenar ninguém", destacou a parlamentar. Através da quebra de sigilo de Sinval Andrade, a CPI verificou um depósito feito por um mercado de propriedade do pai de Cleide, localizado em Timóteo (MG), no valor de R$ 150 mil, ao instituto SIM, no dia 5 de fevereiro de 2007. "Este mesmo valor retornou às contas do mercado dois dias depois. Por que um mercado mínimo mandaria um valor como este para uma empresa tão grande?", questionou Campos. Alegando não lembrar o motivo do empréstimo, a contadora disse que a ajuda foi feita entre membros da família, o que considerou normal. Em relação ao valor que teria sido emprestado, ela alegou não ser significativo. "Esse valor, R$ 150 mil, não é muito dinheiro, é pouco", afirmou. Vice-presidente da CPI, o deputado Marcelo Freixo (PSol) reforçou a declaração de Cidinha Campos dizendo que o trabalho da comissão visa a aprofundar as investigações e encontrar mais subsídios para embasar o inquérito policial. Para os membros da CPI, a real finalidade dos depósitos destes cheques será desvendada até o final dos trabalhos da comissão, mas a presidente já alertou: "Não podemos afirmar, mas parece lavagem de dinheiro". Outros depoentes desta quinta, Maria Verônica de Souza Madureira e José Antônio Sanches Azevedo, funcionários requisitados do TCE-RJ, apresentaram atestado médico e não compareceram. A CPI avaliará a necessidade de pedir auxílio de uma junta médica para examiná-los, assim como fará com Edson Arger, outro convocado que, na ocasião de seu depoimento, não compareceu alegando problemas de saúde. Ainda durante a reunião, que também contou com a presença do relator da CPI, deputado João Pedro (DEM), a comissão aprovou o pedido de prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias, a ser requerido em até um mês. Fernanda Pedrosa Diretora-geral daDiretoria de Comunicação Social da Alerj (21) 2588-1404 / 2588-1627(21) 9981-5119