AFINAL, A MUSCULAÇÃO AJUDA A EMAGRECER?
Durante muito tempo acreditou-se que apenas os exercícios aeróbios eram capazes de auxiliar uma pessoa no processo de perda de peso. Porém, atualmente, vários estudos científicos têm demonstrado os benefícios da prática adequada da musculação e sua contribuição na melhoria da saúde e do bem-estar físico, além de contribuir, e muito, para o emagrecimento.
E a explicação para isso não tomará muito seu tempo: sabe-se que os exercícios aeróbios utilizam predominantemente a gordura como fonte energética. Sabe-se também que determinadas zonas de intensidade gastam mais gorduras do que outras e que esse gasto também se relaciona com o tempo de permanência nessa zona. Recentes pesquisas mostraram que no momento da musculação o corpo utiliza o glicogênio muscular como principal fonte de energia, fazendo com que pessoas emagreçam na mesma proporção dos exercícios aeróbicos, pelo fato de que após o término desta atividade o organismo, que tem que repor o estoque de energia gasta, vai buscar nas gorduras esse reabastecimento proporcionando assim o emagrecimento. Essa “reposição de energia” vai varia conforme o tempo e a intensidade dos exercícios.
Sabe-se também que o aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal, fazendo, em longo prazo, com que o corpo gaste mais energia no estado de repouso.
Podemos concluir então, que a musculação propicia emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese protéica e glicídica ocorrem às custas de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo.As atividades aeróbias certamente têm grande valo, e devem ser praticadas por todos. Mas para redução da gordura corporal, especificamente, essas atividades de baixa intensidade não são as mais eficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário