quarta-feira, 24 de abril de 2013

EXERCÍCIOS NA ÁGUA DIMINUEM RISCOS DE QUEDA EM IDOSAS

exercicios-na-agua-diminuem-riscos-de-queda-em-idosas
Na terceira idade, o corpo já não é mais o mesmo, porém atividades físicas na água podem afastar sintomas comuns do período, como quedas.

Segundo um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mulheres após a menopausa e praticantes de atividades físicas aquáticas de alta intensidade apresentam redução de quedas, comuns nessa idade, já que quando há a redução dos hormônios femininos, aumentam as chances de osteopenias e osteoporose.

O estudo foi feito com 108 mulheres, divididas em dois grupos e com média de idade de 59 anos e inativas, que receberam suplementação de cálcio em 500 mg/dia e vitamina D3 em 1000 UI/dia. Um grupo foi submetido a uma rotina de 24 semanas de atividade física intensa na água, enquanto o outro permaneceu sedentário, como grupo de controle. Esse primeiro time seguiu um programa de treinamento especial criado pela equipe da Unifesp, o HydrOs. Nessas atividades, a resistência da água tem a mesma função dos pesos que são usados na academia em terra firme. As séries movimentam músculos diferentes dos trabalhados na hidroginástica, que ativa as mesmas estruturas que usamos no dia a dia.

O resultado foi que essas mulheres tiveram uma redução de 86% nas suas quedas, enquanto o grupo de controle teve uma redução de 44%. Além disso, as mulheres que treinaram com o HydrOs também apresentaram maior flexibilidade e força nas mãos, costas, joelhos e quadris.

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário: