quinta-feira, 7 de abril de 2011


ESTUDO MOSTRA QUE IOGA ACALMA RITMO CARDÍACO E REDUZ ANSIEDADE

Fazer ioga três vezes por semana ainda reduz depressão e eleva bem-estar social

As pessoas com ritmo cardíaco irregular podem ver os episódios de crise reduzidos à metade caso adotem a ioga de maneira regular, revela um estudo publicado nos Estados Unidos.

Fazer ioga três vezes por semana também reduz a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar social em mental, segundo o estudo apresentado em uma conferência de cardiologia em Nova Orleans.

O principal autor do estudo, Dhanunjaya Lakkireddy - que é professor associado de Medicina da Universidade do Kansas - a ioga parece ter um efeito "significativo" para ajudar a regular o ritmo cardíaco dos pacientes "e melhorar a qualidade de vida em geral".

A ioga reduziu significativamente os episódios de ritmo cardíaco irregular, à quase metade na média. Também reduziu os índices de depressão e ansiedade, além de ter melhorado a função física, a saúde geral, a vitalidade, o funcionamento social e a saúde mental.

O estudo acompanhou 49 pacientes que sofrem de fibrilação atrial, uma afecção de ritmo cardíaco irregular que acontece quando os sinais elétricos naturais do coração disparam de maneira desorganizada, provocando agitação dos batimentos cardíacos.

Durante os três primeiros meses do estudo, os pacientes seguiram suas rotinas de exercícios habituais. Nos três meses seguintes, os pacientes fizeram três sessões de ioga por semana com um instrutor certificado. Além disso, foram estimulados a praticá-la em casa com a ajuda de um DVD instrutivo.

Fonte:R7 6/4/2011

Nenhum comentário: