sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PARTICIPE DA CORRIDA E CAMINHADA PELA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA!
Quem quiser testar o fôlego numa competição de corrida e ao mesmo tempo realizar um gesto de solidariedade tem um ótimo programa no dia 13 de dezembro. Estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida e Caminhada Com Você, Pela Vida – Doe Medula Óssea, promovida pela Fundação do Câncer, que será realizada no dia 13 de dezembro, domingo, no Aterro do Flamengo. A renda obtida será revertida para projetos do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A taxa de inscrição é de R$ 50, e o participante recebe um kit de corrida com sacola, camiseta e boné. Todos que finalizarem o percurso, correndo ou caminhando, receberão medalha de participação. A expectativa é reunir cerca de dois mil atletas. O HemoRio estará no local com sua unidade móvel para fazer a captação de doadores. Quem quiser participar como voluntário nas atividades de cadastramento de doadores, no dia do evento, pode contatar o Laboratório de Histocompatibilidade da UERJ (HLA) e falar com Mônica (tels.: 2587-8169/ 2587-6484 ou e-mail uerjsolidaria@yahoo.com.br). De acordo com Jorge Alexandre S. Cruz, superintendente da Fundação do Câncer, o objetivo do evento é estimular a conscientização das pessoas para a importância da doação de medula óssea. “Acreditamos que é possível salvar vidas com pequenos gestos e ações. Ser doador de medula óssea é uma dessas (ações). Por isso, trabalhamos para difundir informações, aumentando o engajamento das pessoas pela nossa causa, que é a prevenção e o controle do câncer”, afirma.
Lei Pietro
Sancionada em abril, a Lei Pietro instituiu a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea entre os dias 14 e 21 de dezembro. Neste período, serão desenvolvidas por todo o país diversas atividades de esclarecimento e de incentivo à captação de doadores. Pietro era filho do deputado gaúcho Beto Albuquerque (PSB) e morreu após lutar, por 14 meses, contra uma leucemia mielóide aguda. Infelizmente, os transplantes foram realizados cerca de um ano depois do diagnóstico, quando o jovem já se encontrava bastante debilitado pelos efeitos da doença.
Doação de medula no Brasil
O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) possui 1,2 milhão de cadastrados, mas é necessário aumentar esse número. Isso porque somente 25% dos pacientes que precisam de transplante encontram um doador na família, enquanto os outros 75% precisam recorrer aos registros de doadores voluntários. Até setembro deste ano, 99 transplantes com doador voluntário aconteceram pelo REDOME. Mas cerca de 1200 pacientes ainda estão em busca de um doador. Para se tornar um doador, é preciso procurar o hemocentro da cidade, onde será coletada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchido um formulário com dados cadastrais. Qualquer pessoa, com idade entre 18 e 55 anos e que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue, pode se cadastrar. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com doenças do sangue, como leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias. Os interessados em doar podem obter mais informações no site do Inca – http://www.inca.gov.br/ – ou pelo telefone (21) 2506-6064. Sobre a Fundação do Câncer Criada em 1991 para dar suporte ao Inca, a Fundação do Câncer é uma entidade filantrópica de direito privado, que presta assistência social e é dotada de autonomia patrimonial, administrativa e financeira. Como entidade sem fins lucrativos, sua atuação consiste no aporte de recursos para prevenção e controle da doença no país. Para isso, trabalha na captação financeira junto a pessoas físicas e jurídicas por meio de doações, convênios e contratos de patrocínio. Além disso, é gestora de diversos projetos de atenção ao câncer e presta serviços nas áreas de pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. No que tange à captação de doadores de medula óssea, a Fundação do Câncer realiza diversos projetos. Destacam-se: a expansão da Rede Brasileira de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentários (Rede BrasilCord); a busca internacional de doadores não-aparentados; e o apoio ao Programa de Captação de Doadores de Medula Óssea do Inca.
Serviço
Data da corrida: 13 de dezembro (domingo) Horário: 8h30 Número de participantes previstos: 2.000 Local: Aterro do Flamengo – largada na altura do Porcão Rio’s Distância: 6 km Taxa de inscrição: R$ 50. O kit de corrida (sacola, boné e camiseta) e medalha no término do percurso está incluído no valor da inscrição. Inscrições pela internet: http://www.comvocepelavida.org.br/ Telefones: (21) 2223-2772 ou (21) 7840-7538 Postos de inscrições:Lojas Físico e FormaNorte Shopping – loja 201Norte Shopping – Piso G – loja 3003Barra Shopping – Loja 117 - A

Nenhum comentário: