segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FAMOSO ENLATADO DE COMPLEMENTO ALIMENTAR INFANTIL POSSUI FÓRMULA SEMELHANTE ÀQUELAS USADAS NO UNIVERSO DO FITNESS 

Por Jornalismo Portal EF

famoso-enlatado-de-complemento-alimentar-infantil-possui-formula-semelhante-aquelas-usadas-no-universo-fitness
Dr Turibio Leite de Barros explica que a Sustagen® mescla complexos vitamínicos como Whey Protein e Maltodextrina.

Com prateleiras repletas de variedades e empresas até especializadas no comércio deste tipo de produto, os suplementos geram diversas dúvidas entre profissionais de Educação Física e, principalmente, entre os alunos. Afinal, qual a forma correta de consumi-los? São realmente funcionais? Têm efeito comprovado?


Segundo o fisiologista do Esporte Clube Pinheiros e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Turibio Leite de Barros (drturibio.com/), todo suplemento é, na verdade, uma composição de nutrientes isolados e que podem ser usados para complementar ou ajustar uma dieta de acordo com as necessidades nutricionais individuais e que devem ser relacionadas ao tipo de treinamento feito pela pessoa, seja ela atleta de alto nível ou sedentária. “Em essência, é um alimento isolado, livre às vezes daquilo que você não quer administrar, e pode ser usada para adequar às necessidades individuais dentro de uma estratégia nutricional.” Por ser um alimento e não um produto com propriedades farmacológicas, como os remédios, então, também por essência, não tem contraindicação, mas não deve ter seu uso feito inadvertidamente.

Para o fisiologista, os suplementos mais populares e importantes no momento são:
 
- Whey Protein: que é uma proteína do soro do leite;
- Maltodextrina: um carboidrato isolado e de rápida absorção;
- Creatina: um derivado proteico que tem uso difundido em especial para o aumento de massa muscular.

Usados para auxiliar no ganho de massa muscular, os suplementos nutricionais apresentam outras vantagens comprovadas, como a reidratação e reposição de sais minerais, a ajuda na recuperação pós-atividade física, a neutralização de radicais livres, entre outras. E embora muitos atletas consumam os suplementos acima mencionados de forma isolada ao longo do dia, Dr. Turíbio ensina em um curso que vai ministrar na capital paulista que um famoso enlatado usado pelas mães para complementar a dieta das crianças (Sustagen ®), mescla complexos vitamínicos, Whey Protein e Maltodextrina, demonstrando o quanto esses ingredientes podem ser benéficos à saúde quando explorados de forma adequada e como um único produto pode conter os mesmos ingredientes que são consumidos sozinhos no universo fitness.

“Há a necessidade de encontrar o suplemento adequado e o momento adequado também de fazer o ajuste na dieta. O suplemento nunca vai substituir um alimento, mas vai complementar e até enriquecer uma dieta”, orienta o fisiologista. Além disso, é preciso atenção: no caso das vitaminas, quando consumidas em excesso, podem ser eliminadas pelo organismo ou acumular e fazer mal à saúde, num efeito inverso ao desejado. Com as proteínas, isso também pode acontecer: “há um hábito bem difundido de que as proteínas têm de ser muito consumidas para ter ganho de massa e esse é um erro comum. Temos é que evitar que se consuma uma quantidade maior do que a que o corpo consegue absorver justamente para não ter uma sobrecarga renal, já que os rins terão que trabalhar muito mais pra eliminar esse excesso”, alerta.

Nas academias, o uso de suplementação para ajudar no ganho de massa muscular é bastante difundida, mas nos cursos universitários os profissionais de Educação Física não são orientados a respeito destes aspectos técnicos do consumo de suplemento e, por isso, precisam buscar cursos de formação específica sobre o uso e a indicação deste tipo de produto, já que é uma área nova nas ciências do esporte. “Além disso, é preciso saber quando indicar o suplemento adequado a cada aluno e, principalmente, para contraindicar quando for necessário”, destaca Dr. Turibio.

Suplemento alimentar: qual a forma correta de usar?

Dr. Turibio orienta que cada suplemento nutricional demanda um tipo de consumo. Alguns indicam que o uso seja feito imediatamente após o treino, outros independem da atividade física. Dessa forma, é importante que o personal conheça tais produtos e as formas de uso para que possa orientar seu aluno adequada e seguramente.

A grande quantidade de rótulos à venda pode levar à confusão dos consumidores que, segundo o professor da Unifesp, podem acabar comprando um produto de procedência não confiável. Na hora de escolher uma marca de suplemento alimentar, Dr. Turibio ressalta que o consumidor se atente e evite adquirir aqueles que têm um rótulo sobreposto ao outro em especial de marcas desconhecidas. “Isso é comum nos importados e demandam maior cuidado, porque você nem sempre tem certeza de que o que está informando naquele rótulo está dentro do pote, já que os rótulos colados um sobre o outro, traduzidos, dão margem às adulterações”, alerta.

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário: