sábado, 22 de janeiro de 2011

MERECE...


Um dos mais belos cartões postais do Estado do Rio de Janeiro está em Campos: a Lagoa de Cima. A beleza natural é tamanha que alguns turistas de outras cidades costumam comparar o local, talvez hiperbolicamente, com a Suiça Européia.

Lagoa de Cima para nós campistas tem dois lados: o lado de São Benedito, que é mais popular, frequentada por uma parte da população de menor poder aquisitivo e, o lado de Santa Rita, aonde está situado o Yacth Clube de Campos, que é frequentado por uma menor parte da população com nivel sócio econômico mais favorecidos, não obstante estar vizinho a comunidades carentes, como Pernanbuca e o distrito de Ibitióca.

No lado de São Benedito a ocupação se desordenou ao longo dos anos, ao ponto da prefeitura tomar recentemente ações de ordenação, ou melhor da desocupação irregular numa tentativa de organizar o meio ambiente. Nesse lado, por conta de grande frequencia popular, nos finais de semana o alvoroço é grande nos bares e locais públicos. Já no lado de Santa Rita a ocupação ainda se encontra sob controle e a ordenação  é visivel. No lado de Santa Rita, ao contrário do lado de São Benedito, a maior parte do esgoto produzido não é lançado na Lagoa e as construções respeitam, em grande parte, a legislação ambiental.

 Ambos os lados da Lagoa de Cima são de imensa beleza natural. Há quem diga que um local como esse nas mãos de europeus ou asáticos torna-se-ia num dos maiores pontos turísticos do País. Também acredito nesta tese. No entanto, as ações do Poder Público de nossa cidade e do nosso Estado são bastante "tímidas".

Quem conheceu o Sana, quinto distrito de Macaé, e teve a oportunidade de estar lá recentemente, pode observar a mudança que a localidade teve ao longo de alguns anos. O Poder Público junto com Organizações Não Governamentais organizaram o local e se fizeram presente através de diversas ações sociais e de atividades turísticas e o que é o mais relevante foi de se transformar numa A.P.A. - Área de Proteção Ambiental.

Vislumbro esse nosso paraíso ecológico, a nossa Suíça, da mesma forma e, acredito que os investimentos não são tão siginificativos, que não os justifiquem porquanto, com certeza, trarão inúmeros benfícios a cidade através de uma maior arrecadação e maior número de empregos. Conquanto, o sossego que hoje usufruio será comprometido.










Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.

Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.


www.radioculturasd.com.br
twitter.com/radioculturasd
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.

CAMPEONATO MINEIRO:
19/02, às 17 horas, direto de Juiz de Fora
Tupi (Juiz de Fora) e América (Teófilo Otoni)
Com Edson Palma, João Begati, Carlos Ferreira, Sérgio Rodrigues, Evandro Begati e Guilherme Galdino.

Patrocínio:
- Prefeitura de Santos Dumont, Santos Dumont para todos!
- Cãmara Municipal, o poder cidadão,
- Bahamas, compromisso com o menor preço,
- Leiteria São Luiz, BR 040, na Barra,
- Livraria São Miguel, especializada em artigos religiosos.

Leia mais aqui no BLOG:
www.carlosferreirajf.blogspot.com